NOTA DO SIMPA EM RESPOSTA À NOTA DA PREFEITURA PUBLICADA PELA ZERO HORA

WhatsApp Image 2025-04-05 at 13.40.12

As notícias veiculadas pela Zero Hora sobre a nossa greve trazem uma posição editorial com uma análise negativa, inclusive com uma nota da prefeitura da qual pedimos direito de resposta, o qual só foi concedido dois dias depois. Reafirmamos a importância da imprensa na cobertura do nosso movimento, mas não podemos deixar de nos manifestar, fazendo o contraponto às informações e, principalmente, à nota da prefeitura publicada nestas notícias.

Veja abaixo a resposta dos municipários/as à nota da prefeitura:

NOTA DO SIMPA EM RESPOSTA À NOTA DA PREFEITURA PUBLICADA PELA ZERO HORA
O Sindicato dos Municipários de Porto Alegre (Simpa) contesta a nota divulgada pela Prefeitura sobre a greve da categoria e esclarece que o movimento é resultado da falta de compromisso do Executivo com a reposição da inflação nos salários e o descumprimento de acordos firmados desde 2023. Diferente do que afirma a gestão municipal, a reivindicação dos servidores não se baseia apenas em índices de gestões anteriores, mas sim na soma das perdas salariais acumuladas ao longo dos anos, que já atingem 33,4%. Na gestão Melo são dois anos sem reposição da inflação nos salários, o que soma 11,29%, sem contar a inflação de março.

A greve foi deliberada após sucessivos adiamentos por parte do governo para apresentação de uma proposta à pauta de reivindicações, entregue ao governo no dia 18 de fevereiro de 2025. O prefeito tem postergado qualquer solução concreta para as reivindicações da categoria. Além disso, compromissos assumidos em 2023, como o pagamento das progressões 2014-2016, seguem pendentes.

Reforçamos que a reposição da inflação nos salários que é reivindicada é um direito de todos os trabalhadores assegurado na Constituição Federal. O prefeito reajustou o seu salário em 62%, secretários e vereadores também tiveram reajuste acima da inflação e bem acima do índice total de perdas que a categoria reivindica. O GZH publicou isso na época dos reajustes. Revisar a inflação nos salários é a mínima garantia parta a dignidade das servidoras e servidores públicos que mantêm os serviços essenciais da cidade.

A narrativa da Prefeitura sobre dificuldades orçamentárias tem sido utilizada ano após ano como justificativa para evitar a correção salarial, enquanto a realidade é que o poder público tem recursos, mas prioriza outras áreas em detrimento das servidoras e servidores. Gastos que executa e que, infelizmente, demonstram um completo desperdício de recursos, como exemplo as compras da Secretaria Municipal de Educação (Smed), investigadas pela polícia, resultado de reportagem investigativa do grupo RBS, além de tantos outros contratos e suspeitas de desvio de recursos já noticiados, envolvendo a Assistência Social, Saúde e DMAE.

O Simpa segue aberto ao diálogo e espera que a Prefeitura apresente uma proposta que efetivamente atenda às necessidades da categoria. Até lá, a mobilização da greve continuará, e repudiamos qualquer tentativa de retaliação aos trabalhadores que exercem seu direito legítimo de greve.

Somos municip@rios, somos Porto Alegre e vamos resistir!

Tags: #SimpaSindicato, #somosportoalegre, #VamosResistir, greve, municipários, poa, Porto alegre, serviçopúblico, Servidores, simpa, sindicato, Somos Municipári@s somos Porto Alegre

Mais notícias