NOTA DE SOLIDARIEDADE: Autonomia de professoras(es) para ensinar deve ser respeitada

CARDS SIMPA

O Sindicato dos Municipários de Porto Alegre (Simpa) manifesta solidariedade ao professor de História do Colégio Anchieta. Defendemos a autonomia do espaço escolar para problematizar e discutir a realidade, condição fundamental no aprendizado e desenvolvimento do espírito crítico. Lamentamos que a prática de gravação de aulas como forma de intimidação, disseminando ataques e ofensas nas redes sociais ainda se perpetue para afirmação de ideologias contrárias à democracia e ao livre conhecimento.

 

A escola é lugar de diálogo aberto e livre de todo e qualquer tipo de censura, respeitados os limites legais. Há instâncias constituídas dentro da escola para resolução de conflitos pedagógicos. A exposição midiática de ataques, ofensas e ameaças, apenas por discordância individual de pensamento não pode ser disseminada, nem aceita, seja pela escola ou pela sociedade.

 

Como Sindicato que representa profissionais da Educação Pública de Porto Alegre entendemos que a manifestação de solidariedade e apoio é fundamental para que professoras e professores sejam valorizados e respeitados; para que os agressores, bem como os responsáveis pelo registro e disseminação ilegal sejam identificados e punidos pelas instituições e órgãos competentes.

 

Às(aos) colegas da Rede Municipal de Ensino, lembramos que o Simpa é signatário do Termo de Cooperação “Combate ao Assédio Moral contra Professores”, junto com o Ministério Público Federal (MPF) e o Ministério Público Estadual (MPE), juntamente com mais 14 entidades comprometidas em proteger e dar garantias à liberdade docente, à liberdade de aprender, ensinar, pesquisar, expressar e divulgar o pensamento com o pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas, combatendo tentativas de censura e perseguições aos educadores.

 

O setor jurídico do Simpa é ponto de coleta e encaminhamento ao Ministério Público de denúncias de violação ao direito à liberdade de aprender e ensinar, da liberdade de expressão, garantidos na Constituição Federal.

 

Defender a relação aprendizagem-ensino é essencial para formação de uma sociedade soberana.

 

#SimpaSindicato

 

 

Tags: Educação, Escolas, municipários, poa, Porto alegre, serviçopúblico, Servidores, simpa, sindicato, solidariedade

Mais notícias