NOTA DE PESAR – JUSTIÇA POR JANE

Sem título-62

A direção do Simpa manifesta pesar e solidariedade aos familiares e amigos da colega municipária, Jane Beatriz Machado da Silva, que faleceu na porta de sua casa durante ação ilegal da Brigada Militar nesta terça-feira, 08 de dezembro de 2020. O velório acontece na Capela 01 do Cemitério João XXIII até às 14h.

 

#VidasNegrasImportam

 

Estamos de luto e em luta para que as circunstâncias da morte de nossa colega sejam devidamente apuradas. O Simpa participará do Ato de Protesto convocado para hoje (09/12), às 18h, na esquina das ruas Caixa Econômica e Cruzeiro do Sul. A assessoria jurídica do Sindicato foi acionada para colaborar com os familiares no acompanhamento dos processos necessários para que todas as circunstâncias que levaram à morte de Jane Betriz sejam elucidadas.

 

Mulher negra, mãe, avó, bisavó, servidora aposentada da Secretaria Municipal de Segurança, Jane Beatriz era reconhecida na comunidade da Grande Cruzeiro pelo seu ativismo social e atuação na defesa dos direitos da mulheres, sendo Promotora Legal Popular formada pela ONG Themis – Gênero, Justiça e Direitos Humanos.

 

O Simpa assina, junto com outras entidades, o manifesto “Justiça Por Jane”, organizado pelas ONGs Themis e Promotoras Legais Populares do Rio Grande do Sul, o qual pede a ação imprescindível e urgente para que as circunstâncias da morte de Jane sejam rigorosamente apuradas pelas autoridades competentes; que a família e a comunidade recebam o adequado apoio e respeito do Estado e que ações concretas sejam tomadas pelo Poder Público para que os direitos e as vidas das pessoas negras e periféricas não sejam mais sistematicamente violados.

Tags: #JustiçaPorJane, #VidasNegrasImportam, municipários, PortoAlegre, ServiçoPúblicoSalvaVidas, simpa, sindicato, Trabalhadores

Mais notícias