Nota de Pesar

Amanhecemos na manhã desta segunda-feira (29) com a triste notícia da perda da nossa liderança Scheila Motta, aos 48 anos. Nascida e criada em Porto Alegre, desde a infância é moradora da Vila Dique. Sheila deixa 10 filhos, além de muitos companheiros/as com quem lutou nos últimos anos para garantir a moradia na sua comunidade.

Em 2014, participou da organização do movimento Vila Dique Resiste, quando foi fundada a Associação de Moradores Vila Dique Resiste. Scheila foi a primeira presidenta, com um mandato renovado até os dias atuais. Participou de inúmeros debates, reuniões e atos organizados pelos movimentos sociais. Por duas vezes, organizou o trancamento da ponte da avenida das Indústrias que dá acesso à Vila Dique, reivindicando vida digna à comunidade. Defendia o acesso aos direitos sociais – educação, saúde, transporte público, iluminação pública, etc. Lutava contra as violências e arbitrariedades do Estado, principalmente por parte do DEMHAB (Departamento Municipal de Habitação de Porto Alegre), que sempre violou os direitos da comunidade. Também por três vezes, trancaram a Freeway, no KM 90, reivindicando a abertura do diálogo com o governo federal em relação às obras de remoção e reassentamento da Vila Dique.

Scheila também estava junto na histórica ocupação do DEMHAB, fez parte da construção do MTST e do Fórum de Catadores e Catadoras.

Não bastasse todas as violações de direitos humanos e violências enfrentadas, foi ainda uma lutadora incansável contra o machismo e o patriarcado.

O enterro será às 11h desta terça-feira (30), no Cemitério Miguel e Almas.

 

A Associação de Moradores Vila Dique grita e reafirma:

Scheila Motta presente, presente, presente!

 

Mais notícias

AGENDA

TV SIMPA