Nota de apoio do Simpa e manifesto dos alunos

thumb-padrao

FicaEJAO Sindicato dos Municipários de Porto Alegre (Simpa) manifesta o seu apoio à luta dos colegas municipários da Educação da EMEF Neuza Brizola que, junto com a comunidade escolar e alunos das turmas de Educação de Jovens e Adultos daquela unidade, buscam o diálogo com a Secretaria Municipal de Educação (Smed) para manter a oferta da modalidade de ensino na escola.
Hoje, às 18h30min, haverá assembleia com a comunidade escolar e apoiadores do movimento FICAEJA, nas dependências da EMEF Neuza Brizola.
A mobilização teve início no último dia 10 de novembro, após a direção da escola repassar o informe que recebeu da Smed, de que  a oferta de EJA seria encerrada a partir do início do ano letivo de 2016, sendo os alunos remanejados para outras comunidades.
Em reunião com os professores, os alunos rejeitaram o remanejo, por questões de segurança, pois os jovens enfrentam um cotidiano de violência na região, com disputas entre grupos rivais. Afirmam que a mudança levará ao completo abando dos estudos.
A OFERTA DA EDUCAÇÃO PÚBLICA PRECISA SER AMPLIADA E, NÃO, REDUZIDA. PARA QUE SERVEM OS GOVERNOS? PARA MANTER E OFERTAR SERVIÇOS PÚBLICOS DE QUALIDADE! CHEGA DE ECONOMIZAR NOS SERVIÇOS PÚBLICOS QUE ATENDEM À POPULAÇÃO!

Manifesto da comunidade escolar do Loteamento Cavalhada
EMEF Neusa Goulart Brizola

Nós, estudantes da Educação de Jovens e Adultos-EJA desta escola, Professoras e Professores, trabalhadores da Educação e comunidade, viemos através desta manifestar nossa indignação frente ao autoritarismo da SMED (Secretaria Municipal de Educação) em querer fechar esta modalidade de educação em nossa Escola, em nossa Comunidade.
Não aceitamos que seja retirado o seviço público de uma comunidade que tanto necessita principalmente se tratando de educação. 
Queremos a manutenção e a ampliação da nossa educação, desejando que a EJA tenha continuidade em nossa escola e de forma alguma queremos que esta conquista nos seja tirada, ao contrário, seja valorizada e fortalecida, desta forma contribuindo com toda a comunidade escolar.
Queremos sim, avançar na educação, com qualidade e eficiencia, que venha a nos valorizar enquanto trabalhadores, enquanto adultos ou ainda nos preparar enquanto alunos jovens, desenvolvendo a nossa comunidade apartir do nosso proprio conhecimento, conquistado junto as professoras e professores, que incansavelmente tem nos instruido, apoiando nosso crescimento.

Subscrevemo-nos 
Estudantes Jovens e Adultos, Professoras e Professores, Comunidade do Loteamento Cavalhada.

Porto Alegre, dia 11 de novembro de 2015.

Mais notícias