NOTA DE APOIO ÀS TRABALHADORAS TERCEIRIZADAS DA EDUCAÇÃO

NOTA PÚBLICA

O Sindicato dos Municipários de Porto Alegre (Simpa) presta solidariedade às trabalhadoras e trabalhadores terceirizados das escolas municipais de Porto Alegre que, mais uma vez, ao final de um ano têm seus contratos de trabalho cancelados em razão do fim do vínculo entre empresa terceirizada e prefeitura. Há alguns anos que a situação se repete, são contratos trabalhistas temporários, sem carteira assinada, direito ao 13º salário, FGTS ou seguro-desemprego.

Emendam ano após ano sem intervalo remunerado de descanso, como férias ou recesso. Isso tudo sem citar as inúmeras vezes ao longo do contrato que os salários são pagos com atraso.

Não bastasse o prejuízo para estes colegas, o funcionamento das escolas é prejudicado com a ausência de profissionais para atender a demanda. E, mais ainda, o rompimento do vínculo afetivo que se cria entre funcionários e comunidade escolar, que fica comprometido diante das incertezas da continuidade daqueles profissionais na escola para o ano letivo seguinte.

Diante disto, além da solidariedade, o SIMPA vem repudiar mais uma vez a política de precarização dos serviços adotada pelo governo Melo. Seguimos na luta pelos direitos das trabalhadoras e trabalhadores.

Tags: municipários, poa, Porto alegre, serviçopúblico, Servidores, simpa, sindicato

Mais notícias