No dia do servidor e da servidora, categoria volta a manifestar seu descontentamento ao prefeito

Prefeitura nos Bairros - Humaitá - 28out17 (126)

Neste sábado, 28, os servidores e servidoras municipais de Porto Alegre celebraram seu dia, unidos, em protesto contra os ataques da gestão Marchezan Jr. aos seus direitos e aos serviços públicos da cidade.

A categoria marcou presença no programa Prefeitura nos Bairros, realizado no Humaitá, para explicitar ao prefeito e seus secretários seu descontentamento com os projetos de lei que acabam com a carreira do funcionalismo, oficializam os parcelamentos, abrem caminho para a privatização e precarizam os serviços.

Durante a manifestação, não houve nenhuma interferência dos municipários que impedisse a prestação dos serviços. Decisão recente da Justiça estabeleceu que não cabe a aplicação de multa devido à realização de protestos durante o programa Prefeitura nos Bairros, desde que não haja embaraço à efetiva prestação dos serviços.

Ao fazer uso da palavra, o prefeito parabenizou os servidores que estavam atendendo a comunidade naquele momento, procurando valorizar estes em detrimento dos demais que entraram em greve por seus direitos. Colocou ainda que os que protestavam – segundo ele, “meia dúzia” de pessoas — estariam “bagunçando os serviços públicos” e insinuou que servidores estariam impedindo o atendimento em prontos-socorros e postos de saúde. Também defendeu a meritocracia no serviço público e a redução de gastos com a folha de pagamento com o fim do “aumento automático”.

Para o Simpa, a categoria tem exercido massivamente seu direito democrático à manifestação e mesmo em greve, tem mantido a prestação mínima de 50% dos serviços públicos essenciais, como é o caso da saúde. Além disso, reafirmou que não tem havido nenhum tipo de impedimento ao acesso dos usuários aos prontos-socorros e postos de saúde.

O Simpa reafirmou ainda que o compromisso da categoria é com a luta por serviços públicos de qualidade e pela manutenção e valorização dos municipários e municipárias e lamenta que no dia em que se comemora o dia do servidor e da servidora, a prefeitura prefira não reconhecer o papel desempenhado diariamente por milhares de homens e mulheres comprometidos com o atendimento da população.

Mais notícias