No 12º dia de greve, Simpa é recebido pelo TCE e protesta na Smed contra descaso com a educação

Smed e TCE - 16out17 - PL (332)

A manhã do décimo segundo dia da greve da categoria municipária, 16/10, foi marcada por um protesto em frente à Secretaria Municipal de Educação, seguida de caminhada até o Tribunal de Contas do Estado, onde ocorreu reunião com diretores do Simpa.

Logo cedo, centenas de pessoas se reuniram em frente à Smed, na Rua dos Andradas, numa ação ao mesmo tempo de protesto e de homenagem ao Dia da Professora e do Professor, comemorado ontem. Um varal montado em frente à Secretaria expôs trabalhos feitos em diversas escolas da cidade, ao lado de mensagens denunciando a política de desmonte da educação, de desvalorização e de desrespeito aos servidores, implementada pelo prefeito Marchezan.

TCE

Em seguida, os municipários caminharam até o Tribunal de Contas do Estado, onde uma comissão formada por membros da direção do Simpa foi recebida pelo conselheiro Pedro Henrique Poli de Figueiredo.

Na reunião, o conselheiro do TCE disse que nos próximos dias deverá receber o estudo técnico apontando a real situação das contas da prefeitura.  A partir desse estudo, o conselheiro fará uma análise e poderá encaminhá-la – ou não – ao Ministério Público para a tomada de decisão.

Além disso, ficou acertada a participação do Simpa no processo – o que garante, à categoria, o acesso a todas as informações a respeito da auditoria. O Simpa também se comprometeu a anexar ao processo cópia integral da ação judicial que proíbe o parcelamento dos salários – e que vem sendo descumprida pela prefeitura. Na ação constam dados não comprovados, mas usados pela prefeitura, a respeito de suposto déficit nas contas públicas que justificariam, segundo o Executivo, o parcelamento dos salários.

O Simpa tem questionado os dados e apontado contradições entre as informações mostradas no site da Transparência e aquelas apresentadas pela prefeitura, fato que levou ao pedido de auditoria no TCE.

No período da tarde a categoria municipária manteve mobilização na Câmara de Vereadores, lotando o Plenário. Paralelamente, houve a mostra de curta metragens produzidos pelas escolas da Rede Municipal de Ensino, no Plenário Ana Terra.

 

Veja galeria de fotos com os principais momentos:

 

 

(PL)

Tags: Educação, Greve Geral, simpa, TCE-RS

Mais notícias