Narrativas do trabalho docente na pandemia da Covid-19, pela memória do ofício e práticas de cuidado na educação

slider 2021 80

Desde março de 2020, a pandemia do novo coronavírus demandou a suspensão das aulas presenciais na rede básica da Educação Pública do país. Muitas professoras e professores foram desafiados a (re)inventar formas de dar aula, por meio do ensino remoto temporário. Eles precisaram refazer planejamentos e rever estratégias para se aproximar dos alunos e da comunidade escolar. Com o avançar do tempo pandêmico, vão se esboçando possibilidades de retornos presenciais e se fala também de retornos híbridos. Ao mesmo tempo, professoras e professores reivindicam a imunização como forma de retorno seguro às aulas.

 

Entendendo que é necessário um olhar atento para todas essas situações, professoras e professores da região Sul e Sudeste, de três universidades públicas brasileiras (UFRGS, UFES e UFF), organizam a formação de um grupo amplo de pesquisa e uma rede de produção de conhecimento a respeito do trabalho docente na pandemia da Covid-19.

 

O Simpa apoia a divulga este importante trabalho de pesquisa, que tem como objetivo colher e produzir uma diversidade de registros, narrativas e dados que partam de condições singulares e estabeleçam questões em comum dentro desse campo de práticas e invenções. A proposta parte do princípio que o espaço de narrar e compartilhar narrativas é um espaço de cuidado e fortalecimento.

 

PARTICIPAÇÃO

 

> Para participar é necessário fazer um cadastro na plataforma www.ufrgs.br/memoriadooficiodocentenapandemia/ e preencher o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido.

 

> Participar da pesquisa consiste em enviar narrativas sobre esse momento peculiar do trabalho docente em meio à pandemia (não há número limitado de narrativas) e, na medida do possível, acompanhar e comentar as histórias postadas por outros participantes, bem como os comentários da equipe pesquisadora que também serão aqui postados.

 

> Também serão organizadas rodas de conversa on-line, algumas contando com a participação de professores do Departamento de Psicologia Social e Institucional da UFRGS.

 

Tags: Educação, Escolas, municipários, Porto alegre, Professores, simpa, sindicato, UFES, UFF, UFRGS, Universidades

Mais notícias