MUNICIPÁRIOS REJEITAM PROPOSTA DO GOVERNO E DELIBERAM GREVE

thumb-padrao

Reunidos em assembleia geral, na tarde dessa quinta-feira (14), os municipários de Porto Alegre, deliberaram pela greve da categoria a partir do dia 20 de maio. A proposta apresentada pelo governo, de fazer a reposição da inflação (8,17%) de forma parcelada até maio de 2016, foi rejeitada por unanimidade dos cerca de 3.000 servidores presentes à assembleia.
Maio é o mês da data-base dos municipários, que apresentaram a sua pauta de reivindicações no dia 9 de abril, na tentativa de iniciar o processo de negociação. Sem reposta do governo, os trabalhadores foram às ruas esta semana, paralisando por 48 horas as suas atividades e concentrando seu protesto no prédio em frente à Prefeitura. Somente no início da tarde de hoje, o prefeito formalizou uma proposta, entregando documento ao Sindicato dos Municipários de Porto Alegre (Simpa), onde responde apenas ao percentual de reposição da inflação, sem indicativo fixo dos pagamentos, e sem levar em consideração outros pontos importantes para os servidores.
Desde o ano passado, o Simpa, junto com todos os municipários, está na luta para evitar perdas salariais de até 30%, que podem ser ocasionadas com a mudança no cálculo da remuneração, determinada pela Justiça do RS, em cumprimento a Emenda 19/1998, que acaba com o chamado efeito cascata. A medida motivou muitas manifestações e protestos dos servidores, que receberam do prefeito e compromisso de mudar o cálculo da remuneração sem perdas, com base em um projeto construído de forma conjunta com a representação sindical. Ao contrário do que afirmou, encaminhou um projeto formulado de forma unilateral, prevendo uma indenização de perdas com abono, o que ocasiona prejuízos na aposentadoria dos servidores e no futuro da carreira.

ÍNTEGRA DA PROPOSTA DO GOVERNO

AGENDA DE MOBILIZAÇÃO
15/5 (sexta-feira) – 18h – Reunião do Comando de Mobilização, na sede do Simpa.
17/5 (domingo) – 10h – Mobilização no Brique da Redenção, com entrega de carta aberta à comunidade.
20/5 (quarta-feira) – 00h – Início da greve
22/5 (sexta-feira) – 14h – Assembleia Geral dos Municipários, no Centro de Eventos do Parque Harmonia.

CONFIRA AQUI – IMAGENS DO SEGUNDO DIA DE PARALISAÇÃO

CONFIRA AQUI – IMAGENS DA ASSEMBLEIA GERAL

Propostas aprovadas na assembleia:

– Rejeitar a proposta apresentada pelo Governo Municipal;
– Paralisação coletiva dos trabalhos (GREVE), a partir das 00:00 (zero) hora do dia 20 de maio;
– Realização de uma nova assembleia, no dia 22 de maio de 2015;
– Realização de plenárias regionais para avaliar o movimento na base, nas regiões;
– Designar uma comissão especifica para denunciar e encaminhar os casos de repressão nos locais de trabalho. Esta comissão atuará em conjunto com o GT de Combate à Opressão do SIMPA;
– Domingo, às 10h, no Monumento ao Expedicionário, na Redenção, iniciar esclarecimento junto à população, com entrega de folhetos e uso do carro de som;
– Constituição do Comando de Mobilização aberto à participação dos municipários;
– Participação no dia 29 de maio – Dia Nacional de Paralisação e Manifestações rumo à Greve Geral, organizado pelas centrais sindicais CSP- Conlutas, UGT, CUT, CGTB, Força Sindical, Intersindical – CCT, CTB e Nova Central;
– Comando de Negociação formado com pela direção do SIMPA e os municipários Mário Fernando, Jorge Bettiol, Edson Zomar e Tzusi Estivalet.

Sindicato dos Municipários de Porto Alegre (Simpa)
Assessoria de Imprensa: Silvia Fernandes – 51| 3228.2325 – 82272670
Diretora de Comunicação: Carmen Padilha – 81270018
Direção Geral do Simpa: Débora Carvalho Xavier – 97002417
Direção Geral do Simpa: Silvana Conti – 81339966
Direção Geral do Simpa: Solange Corrêa – 91049890

Paralisaçã0 14maio2015 - SF (3)Paralisaçã0 14maio2015 - SF (59)Paralisação 14maio2015 - Vicente MedagliaReunião com governo 14maio2015 - SF (11)

Mais notícias