Municipários protestam, mas prefeitura remarca reunião de negociação sobre reposição

Mais uma vez, a gestão do prefeito Sebastião Melo tratou de forma desrespeitosa a categoria municipária, que trabalha diariamente pela cidade de Porto Alegre. Após definir pela realização de nova reunião entre representantes do Simpa e da Comissão de Negociação do Executivo para a tarde desta terça-feira (30), para tratar da reposição da inflação, o governo resolveu desmarcar o compromisso em cima da hora, sem nenhuma justificativa plausível.

 

A vigília, que havia sido convocada pelo Simpa para pressionar o prefeito e acompanhar os desdobramentos da reunião, ocorreu ao longo da tarde. O chamamento feito pelo sindicato foi atendido, especialmente pelos aposentados e aposentadas, que compareceram ao ato exibindo faixas e cartazes. Os municipários lutam pela correção de 29,74% da inflação, que não é paga há cinco anos. Além disso, o vale-alimentação também está defasado e a última progressão feita foi a de 2010/2012, itens que também compõem a pauta de reivindicações.

 

Ao desmarcar a agenda, a gestão informou como nova data o dia 7 de dezembro, considerada demasiadamente tardia pela direção do Simpa, que vem há meses pressionando a prefeitura para que seja cumprido o direito da categoria à reposição inflacionária. Por isso, a direção do sindicato protocolou ofício dirigido ao prefeito e à Comissão de Negociação solicitando antecipação da reunião, enquanto ocorria a vigília.

 

No documento, o Simpa ressalta ter “a expectativa do atendimento imediato da solicitação, visto que durante a última reunião, realizada no dia 21/10, a representação do governo comprometeu-se a informar data do novo encontro para a semana seguinte”, o que não ocorreu.

 

 

Cores Geral

Nesta quarta-feira (01/12), será realizada nova reunião do Cores geral do Simpa, via Zoom, às 19h, quando será avaliada a decisão do governo de remarcar a reunião de negociação e serão definidos os próximos passos da mobilização e luta da categoria pela data-base 2021.

 

Solidariedade de classe

O ato dos servidores em frente à prefeitura aconteceu ao mesmo tempo em que os catadores e recicladores também realizavam protesto. Ambas as categorias se solidarizaram na luta pelos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras, que vêm sendo vilipendiados pela prefeitura.

 

Os recicladores e catadores organizaram caminhada nesta segunda-feira (29), que percorreu cinco quilômetros do bairro Navegantes até o Paço Municipal. Parte deles passou a noite em frente à prefeitura e manteve o protesto ao longo desta terça-feira (30). Eles cobram da gestão Melo a revisão da Lei Complementar 728/2014, que passou a proibir e multar em R$ 7 mil aqueles que exercem a função sem convênio com o município, prejudicando as famílias que sobrevivem coletando materiais, especialmente neste período marcado por profunda crise social e alto índice de desemprego.

 

Veja o ofício protocolado na prefeitura:

 

Oficio Simpa 30nov21

Veja parte do ato:

 

Mais notícias

PLEBISCITO POPULAR “DMAE É DO POVO DE PORTO ALEGRE” MOBILIZA POPULAÇÃO NA ESQUINA DEMOCRÁTICA

O Plebiscito Popular em Defesa do DMAE Público e Estatal,…

CONTINUA A MOBILIZAÇÃO PARA A 1ª REUNIÃO DO FÓRUM DA REGIÃO CENTRO

Os diretores do SIMPA, Assis Olegário e César Rolim, continuaram…

EM REUNIÃO SOBRE PLANO DE SAÚDE, SIMPA BUSCA GARANTIAS DE QUE NÃO HAVERÁ INTERRUPÇÃO DO ATENDIMENTO EM FUNÇÃO DO IMPASSE JURÍDICO

Em reunião com a Secretaria Municipal de Administração e Patrimônio…

AGENDA

TV SIMPA