Municipários enterram os governos Sartori e Marchezan

Um velório foi realizado, nesta manhã (6/11), no centro de Porto Alegre. Eram os governos Sartori (PMDB) e Marchezan Júnior (PSDB) que estavam sendo enterrados, em um ato unificado do SIMPA e do Cpers. As categorias estão em greve contra o parcelamento de salários e contra o projeto privatista e de desmonte das políticas públicas adotado pelos governos. O ato iniciou cedo, na Praça da Matriz, saindo em caminhada até a Secretaria Municipal de Educação (SMED) e encerrando no Paço Municipal.

 

Ao passar pela SMED, ATEMPA e representantes dos Conselhos Escolares entregaram para a chefe de gabinete do secretário Adriano de Brito um documento, solicitando a sua manifestação em relação à greve dos municipários. O secretário não apareceu para receber os educadores/as. No documento, também pediam mais respeito e autonomia às escolas e o cumprimento da gestão democrática.

 

Além de ter alterado as rotinas das escolas sem consultar os conselhos escolares, as escolas municipais também sofrem a falta de recursos humanos, a retirada dos vice diretores eleitos, o desconhecimento da Rede por parte dos gestores e a ausência da assessoria pedagógica da SMED nas escolas.

 

Ao chegar no Paço Municipal, os grevistas queimaram o caixão com os nomes de Sartori e Marchezan, em um ato simbólico de morte dos governos. Tranquilamente, a manifestação foi encerrada ao meio dia.

 

*Mais fotos poderão ser conferidas assim que o Flickr do SIMPA, que está temporariamente fora do ar,  voltar ao funcionamento.

Tags: Atempa, Educação, greve, municipários, simpa, sindicato, SMED

Mais notícias