MUNICIPÁRIOS EM GREVE FAZEM UM GRANDE DIA DE LUTA COM PIQUETES E APOIO AOS MOVIMENTOS

thumb-padrao

O segundo dia de greve dos municipários de Porto Alegre começou com piquetes no prédio da Prefeitura, nos portões do DMAE da Princesa Isabel e Wenceslau e no prédio da Controladoria Geral do Município. Os piquetes foram montados para pressionar o governo a respeitar a data-base da categoria, com o reajuste da inflação (IPCA – 9,28%), retroativo a maio. 
Também está na pauta de reivindicações o reconhecimento do percentual de 9,44% de perdas decorrentes do reajuste parcelado da inflação, feito em 2015, e aumente o valor do vale-alimentação para R$ 25,00.
QUINTA-FEIRA
Nesta quinta-feira (16), a mobilização de greve começa com piquete em frente ao Hospital de Pronto Socorro. Às 14h esta convocada assembleia geral para avaliar os rumos da mobilização.
DIA DE LUTA
Durante boa parte da manhã, o movimento grevista prestou solidariedade e apoio aos estudantes que ocuparam a sede da Secretaria da Fazenda do Estado, para evitar que os jovens sofressem maior agressão por parte da força policial destacada pelo governador para reprimir a luta do secundaristas das escolas estaduais.
A agenda de mobilização, que contou com um arraial e ocupação da Avenida Siqueira Campos, no Centro Histórico, foi encerrada com uma caminhada até o Centro Administrativo do Estado, em solidariedade aos trabalhadores em educação estaduais, que também estão em greve e lutam resistem contra a retirada de direitos.
PAUTA DE REIVINDICAÇÕES
A pauta da data-base 2016 foi construída nas diversas assembleias dos setores de trabalho. Ainda no ponto econômico salarial, constam as seguintes reivindicações:
– Cumprimento do Acordo de Greve de 2015, que previa a publicação e pagamento em março de 2016 da progressão funcional biênio 2010/2012, incluindo um cronograma de pagamento para o passivo e as perdas do período;
– abertura de edital para progressão funcional relativa ao biênio 2013/2014;
– retomada da venda da licença prêmio e direito a gozo;
– retomada da venda de férias e flexibilização da quantidade de dias nos parcelamentos;
– Concessão de gratificação aos departamentos, secretarias e fundação que ainda não tenham sido contemplados (FASC, DMLU, DMHAB, Governança, SMOV, SMAM, SMURB, SMIC, SME, SMDH, SMC, DEP, SMACIS, SEDA, Comunicação, monitoras e funcionários de escola, técnicos nas assessorias SMED, aposentados e celetistas), de modo a estabelecer a isonomia salarial, tanto do que se refere ao valor, quanto no que se refere ao tempo para incorporação para fins de aposentadoria.

VEJA AQUI AS FOTOS DO DIA DE GREVE DOS MUNICIPÁRIOS

GREVE 15JUN - arraial e choque - SF (91) GREVE 15JUN - arraial e choque - SF (77) GREVE 15JUN - arraial e choque - SF (41) GREVE 15JUN - Arraial, DMAE e caminhada ao CAFF - MP (67) GREVE 15JUN - Arraial, DMAE e caminhada ao CAFF - MP (28) GREVE 15JUN - Arraial, DMAE e caminhada ao CAFF - MP (5)

 

Mais notícias