Mulheres tomam Porto Alegre em defesa da vida, da democracia e contra o machismo e o fascismo

 

Entoando palavras de ordem em defesa da vida das mulheres e da democracia, contra o machismo, a desigualdade e a opressão, milhares de mulheres (e homens) tomaram as ruas do centro de Porto Alegre no começo da noite desta segunda-feira, 9 de março. Elas pediram o fim da violência e dos feminicídios; cobraram a elucidação do assassinato da vereadora carioca Marielle Franco e de seu motorista, Anderson Gomes; exigiram mais emprego, saúde e educação; defenderam a democracia contra o fascismo e o autoritarismo do atual governo e gritaram em alto e bom som: “Fora Bolsonaro”, “Fora Marchezan” e “Fora Leite”!

 

O ato teve início na Esquina Democrática e tomou a Borges de Medeiros, se encerrando no Largo Zumbi dos Palmares. Dezenas de lideranças femininas dos movimentos sociais e sindicais e da política se revezaram ao microfone em apoio às bandeiras das mulheres. A categoria municipária e o Simpa estiveram presentes, apoiando o movimento e defendendo o serviço público contra os ataques de Marchezan, que tanto atingem as mulheres do povo.

 

“Precisamos nos manter vivas; precisamos de mais emprego, saúde e educação, cidadania e respeito”, disse Daniela Coelho, diretora do Simpa, que representou o Sindicato durante o ato. “Somos a maioria dos servidores na educação e na saúde. E hoje, até mesmo o direito de nos mantermos em nosso trabalho está sendo retirado de nós. O prefeito Marchezan está destruindo a classe das mulheres trabalhadoras do município”, completou. Daniela também pediu justiça para Marielle Franco, lembrando o papel da vereadora na luta pelos direitos humanos e das mulheres.

 

O 9M é um dos atos que marcam o mês de março contra Bolsonaro, em defesa da democracia, do emprego, dos serviços públicos e pelos direitos de nossas mulheres e de nosso povo. No próximo dia 14/03, quando se completam dois anos do assassinato de Marielle, às 10h, haverá ato político do Simpa, junto com os movimentos sociais e sindical, denominando a sede do Sindicato de Marielle Franco, no Simpa. Às 12h, haverá ato político na Esquina Democrática. E no dia 18/03, será o Dia de Luta da Educação, em defesa dos serviços públicos, empregos, direitos e democracia.

 

Leia também:

Nota do Simpa: 8 de Março em defesa das mulheres e do país!

 

 

Mais notícias

AGENDA

TV SIMPA