EMEF Ildo Meneghetti realiza Mstra Cultural Maria Lídia Magliani: vida e resistência

WhatsApp Image 2024-09-30 at 08.57.53

“Pintar é exercer a liberdade de continuar indagando”(Maria Lídia Magliani)

“Artistas como Thomas Mann e Picasso disseram muitas vezes que a arte é uma poderosa arma contra a mentira, o ódio, a violência, a estupidez e a falta de dignidade humana. A arte de Magliani, pode ser definida como uma arte-arma empenhada nesta luta.” (João Carlos Tiburski)

 

RIFA PARA REALIZAÇÃO DA MOSTRA: https://rd.app/s/WbxOWTEoUTy

 

 A EMEF Governador Ildo Meneghetti, localizada no Bairro Rubem Berta, em Porto Alegre, realizará, em outubro, a Mostra Cultural Maria Lídia Magliani: vida e resistência. A escolha da artista homenageada se dá por uma série de razões, dentre elas: ser uma vanguardista, uma mulher gaúcha negra que, já nos anos 60, questionava as imposições aos corpos femininos e as hierarquizações sociais; ter sido moradora do Sarandi (região próxima da escola); ter lutado contra a ditadura civil-militar; e ser considerada um dos maiores nomes do Estado e do Brasil nas artes visuais.

 

Pintoradesenhistagravadorailustradora, figurinista, escritora e cenógrafa brasileira, Magliani foi assim descrita por Ester Cardoso: “Uma artista para além das fronteiras, Maria Lídia Magliani não gostava de rótulos. Em plena ditadura militar, utilizava a estética neoexpressionista para refletir sobre a situação política do país e sobre a condição da mulher e do corpo feminino na sociedade machista, temática que lhe foi cara até o fim da vida. Como artista negra que frequentava vários espaços, a pelotense rompeu barreiras e foi um dos grandes nomes da cena artística do Rio Grande do Sul nos anos 1960, antes de sair do estado para morar em São Paulo, Minas Gerais e também no Rio de Janeiro.”

 

Para iniciar os trabalhos, a escola recebeu, no dia 26/08, o artista Júlio de Castro, responsável pelo acervo artístico de Maria Lídia e pelo Núcleo Magliani, no Rio de Janeiro. Júlio, amigo pessoal da artista, compartilhou com Magliani os seus últimos anos de vida e dividiu o ateliê no Rio. Na palestra, o artista trouxe detalhes sobre a produção artística e a vida de Magliani. Na ocasião, ele também firmou a parceria do Núcleo com a escola.

 

A proposta do projeto para o corpo docente é que os trabalhos desenvolvidos com as/os estudantes sejam inspirados pela arte, vida e resistência da artista, dialogando com todas as áreas de conhecimento e servindo como ponte para conexões com outras/os artistas e linguagens culturais. Assim, a mostra se dará numa perspectiva de mit-disciplinaridade. Nas palavras do pesquisador Sérgio Farias, “A mit-disciplinaridade, sendo o conjunto das várias abordagens (multi-inter-trans), não implica, portanto, na extinção das disciplinas, mas num novo olhar sobre as mesmas”.

 

De 1 a 23 de outubro, algumas turmas de estudantes visitarão a exposição “Magliani – Obra Gráfica” no MACRS, localizado na Casa de Cultura Mário Quintana, que estará aberta para visitação até o dia 27/10. Além disso, diversas atividades ocorrerão na escola com convidadas/os externas/os para explorar os múltiplos temas relacionados às artes e à obra da artista homenageada. No dia 23/10, ao longo de toda a tarde, será realizada a culminância da Mostra, com exposição dos trabalhos realizados pelos estudantes, além de shows, espetáculos de dança e teatro, exposição de obras de arte de artistas porto-alegrenses e a instalação de uma reprodução de uma das obras de Magliani, realizada por Júlio de Castro. O evento será aberto à comunidade. Acreditamos que a arte, aliada à Educação, é uma ferramenta que enriquece o processo transformador da cultura da nossa sociedade.

 

Para conhecermos melhor a nossa homenageada: 


http://www.estudiodezenove.com/magliani.html

https://ignoranciatimes.com.br/julio-castro-nucleo-magliani#:~:text=Maria%20L%C3%ADdia%20Magliani%20

Maria Lídia Magliani: quem é a artista gaúcha eternizada por suas obras (falafeminina.com.br)

MAGLIANI – iberecamargo.org.br

Maria Lídia Magliani | Enciclopédia Itaú Cultural (itaucultural.org.br)

Maria Lídia Magliani – Obras, biografia e vida (escritoriodearte.com)

MAGLIANI. UN ARTE PARA INCOMODAR – Artishock Revista

https://www.youtube.com/watch?v=jaNFU6I1VsE

https://www.youtube.com/watch?v=tYmd97BQn_c

http://iberecamargo.org.br/exposicao/magliani/

https://www.seer.ufal.br/index.php/criticahistorica/article/view/13670

https://www.ufrgs.br/acervopbsa/autor_/magliani-maria-lidia/?view_mode=masonry&perpage=12&paged=1&order=ASC&orderby=date&fetch_only=thumbnail%2Ccreation_date%2Ctitle%2Cdescription&fetch_only_meta=

http://www.cbha.art.br/coloquios/2019/anais/pdfs/Neiva%20Maria%20Fonseca%20Bohns.pdf

Mais notícias