Moção de solidariedade aos trabalhadores rodoviários demitidos da CARRIS

thumb-padrao

Ao Presidente da Carris – Sérgio Zimmermman

CarrisO Sindicato dos Municipários de Porto Alegre (SIMPA) solidariza-se com os motoristas e cobradores de Porto Alegre, demitidos por participarem da paralisação da categoria na segunda-feira (03/08), que foi deliberada em assembleia dos trabalhadores da empresa na mesma data, haja vista o aumento dos assaltos aos coletivos e a ausência de segurança pública na cidade, em virtude do aquartelamento da polícia, que protestava contra o parcelamento de seus salários.
Repudiamos as ações da direção da Carris que, frente as mobilizações que paralisaram várias linhas nas últimas semanas, não cumpriu seu papel de garantir segurança aos trabalhadores e agora tenta criminalizar o movimento legítimo, tratando as lideranças como “associação criminosa” e punindo sete trabalhadores com demissões e afastamentos absolutamente injustificáveis. Lutar em defesa de direitos, como adicional de periculosidade e segurança durante a jornada, não é crime. Fica explícita a perseguição política quando se observa que os demitidos por (in)justa causa são exatamente os mesmos que fizeram uso da palavra no carro de som durante a paralisação do dia 03.
Não aceitaremos que a Carris seja palco de repressão,  onde dirigentes sindicais e lideranças entre os trabalhadores são demitidos de forma autoritária.
Nossa luta não irá cessar até a imediata reintegração de todos os trabalhadores demitidos e afastados, o fim das perseguições políticas nas empresas e o atendimento de todas as reivindicações do movimento.

Porto Alegre, 24/08/2015
Direção do Sindicato dos Municipários de Porto Alegre – SIMPA

Mais notícias