MOÇÃO DE PROTESTO CONTRA PREFEITO DE ESTÂNCIA VELHA

apenas um servidor para emissão de laudos na prefeitura (1)

Todo apoio aos servidores municipais de Estância Velha/RS contra ataques do prefeito Diego Francisco (PSDB) ao sindicato!

Os servidores municipais da cidade de Estância Velha, cidade da região metropolitana de Porto Alegre/RS, lutam contra os ataques do prefeito Diego Francisco (PSDB) ao plano de carreira dos professores e outras medidas que atingem todo o funcionalismo.

Na terça-feira, 28, um dia após uma assembleia com mais de 300 trabalhadores, que rejeitaram por unanimidade a proposta do prefeito, Diego Francisco cassou por decreto as duas liberações sindicais do SIMEV (Sindicato dos Municipários de Estância Velha), mandando a presidente da entidade e outra diretora de volta para suas lotações. Além disso, suspendeu o repasse do desconto em folha de filiados para inviabilizar financeiramente a entidade.

A atitude autoritária do prefeito deve ser repudiada fortemente por todos. A prática flagrantemente antisindical fere a Convenção 87 da OIT (Organização Internacional do Trabalho), do direito à livre organização sindical e que garante que “as autoridades públicas deverão abster-se de qualquer intervenção que possa limitar esse direito ou entravar o seu exercício legal.” A reação do prefeito é a de quem não aceita que os trabalhadores possam se organizar e defender seus direitos e a manutenção de uma escola pública de qualidade, com trabalhadores devidamente valorizados.

Não existe democracia sem sindicatos. O SIMEV pede a todo o movimento sindical, parlamentares e personalidades que enviem moções de protesto ao prefeito Diego Francisco exigindo a imediata revogação do decreto, a restituição das liberações sindicais e a retomada repasse das mensalidades descontadas voluntariamente em folha dos filiados.

Segue abaixo a moção de apoio assinada pelo Simpa
Tomamos conhecimento do decreto que cassou as liberações sindicais do SIMEV e o fim do repasse das mensalidades descontada em folha dos sindicalizados em meio à mobilização dos trabalhadores em defesa do plano de carreira dos professores.

Esta medida é um duro ataque ao sindicato e ao direito democrático dos trabalhadores livremente organizarem a luta pelas suas reivindicações. Exigimos a imediata revogação do decreto, a restituição das liberações sindicais e a retomada do repasse das mensalidades descontadas voluntariamente em folha dos filiados.

Sindicato dos Municipários de Porto Alegre – SIMPA

 

 

Tags: municipários, poa, Porto alegre, serviçopúblico, Servidores, simpa, sindicato

Mais notícias