Marchezan cria Cartão Social, mas não informa beneficiários a tempo

SLIDER - CARTAO SOCIAL

Apenas uma semana depois de anunciada a criação do Cartão Social pela Prefeitura de Porto Alegre, termina nesta quinta-feira (20/8) o prazo para a sua retirada. O lançamento do cartão — voltado para a população mais vulnerável impactada pela Covid-19 —ocorreu na última sexta-feira (14), pelas redes sociais da Prefeitura. Mas, a divulgação limitada e as dificuldades de acesso à internet por parte do público ao qual o benefício se dirige fez com que poucas pessoas tomassem conhecimento. Segundo informações da Fasc, poucos beneficiários foram buscá-lo e muitas famílias nada sabem a respeito.

Para o Simpa, é inconcebível que um benefício voltado para pessoas que estão passando por tantas privações durante a pandemia seja anunciado de maneira tão acanhada e com um prazo tão exíguo. O público-alvo do cartão, via de regra, não tem conexão ou equipamento para acessar a internet. E não houve outra forma de divulgação mais ampla que fosse capaz de chegar a essas pessoas em tão pouco tempo. Ou seja, fica a impressão de que o cartão é mais uma peça de propaganda do que efetivamente uma medida de assistência social e combate à fome.

O Sindicato também indaga sobre a transparência quanto à origem orçamentária deste benefício, que não está disponível no site da Prefeitura, bem como sobre quem são os parceiros de Marchezan Jr. neste projeto, uma vez que só é possível adquirir os itens de alimentação, higiene e limpeza com o cartão nos estabelecimentos autorizados e a lista destes locais não é pública.

O Simpa entende que medidas como esta precisam ser transparentes e devidamente explicadas à sociedade, uma vez que se trata da aplicação de recursos públicos destinados a uma ação social emergencial e que, pelo visto, não está cumprindo com seu papel precípuo. O Sindicato considera este Cartão Social mais uma ação demagoga do prefeito a poucos meses da eleição e num contexto de claro desgaste de sua imagem junto à opinião pública, resultante dos seus quatro anos de desserviço.

Mais notícias

AGENDA

TV SIMPA