Marchezan abandona prédios próprios para pagar aluguel

De forma irregular, governo iniciou mudança do setor de projetos da SMOV para imóvel alugado na Avenida Júlio de Castilhos. Servidores são colocados em desvio de função para carregar móveis e processos, removidos sem controle de patrimônio e protocolo.

 

Foto: Silvia Fernandes /Simpa

Os servidores do Escritório de Licenciamento, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE), foram surpreendidos pelo governo com a mudança para prédio alugado na Avenida Júlio de Castilhos. O Sindicato dos Municipários de Porto Alegre (Simpa) realizou ato em frente ao prédio que estão desocupando, na Avenida Borges de Medeiros, para denunciar o desvio de função e as arbitrariedades cometidas pelo gestor. Processos e equipamentos são transportados de forma irregular, sem registro no patrimônio, utilizando carros particulares ou em caminhão inadequado. Servidores sofrem assédio moral para carregar móveis e processos, caracterizando desvio de função.

A preocupação com o transporte irregular também é com possível perda de documentos. Como bem diz a Prefeitura em seu site, “o Escritório de Licenciamento é responsável pela análise, aprovação e licenciamento de empreendimentos com ou sem impacto urbano, pela análise da estruturação urbana e viária, bem como dos espaços públicos e da paisagem urbana. É responsável ainda pela gestão, desenvolvimento e detalhamento de planos, projetos e instrumentos de regulação para intervenção no solo (instrumentos urbanísticos), atuando de forma integrada e articulada com os demais órgãos da administração pública.”

Outra denúncia é quanto à validade do gasto com aluguel, sendo que o setor estava em prédio próprio da Prefeitura com boa localização e acesso. A preocupação é que este imóvel fique abandonado, podendo sofrer o mesmo destino que o antigo prédio da Smic, um patrimônio público que está vazio e sofrendo depredação.

Participaram do ato junto com o Simpa, dirigente do Sindicato do Engenheiros do RS (Senge-RS), do Sindicato dos Arquitetos no RS (Saergs) e da Associação dos Técnicos de Nível Superior do Município de Porto Alegre (Astec).

PREFEITURA DESTINA R$ 3.5 MILHÕES PARA ALUGUEL DE IMÓVEL NO CENTRO

Foi publicado no Diário Oficial da Prefeitura de Porto Alegre (15/08/2018 – página 30) o extrato do contrato de locação de três andares de salas comerciais no número 505 da Avenida Júlio de Castilhos, para instalar o Escritório de Licenciamento de Novos Empreendimentos na Capital. Os valores previstos no contrato chamam a atenção. Em 36 meses, serão pagos mais de R$ 3,5 milhões pela locação (R$ 1.889.550,00 de aluguel + R$ 1.627.072,20 de condomínio).

O Simpa pondera que existem prédios públicos municipais abandonados na cidade, também na região central, que poderiam ser utilizados, valorizando o patrimônio e economizando recursos públicos.

PRÉDIO ABANDONADO DA SMIC DESDE O DIA 08/05/2017

No dia 08 de maio de 2017 a Prefeitura desativou o prédio onde funcionava o Departamento de Indústria e Comércio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, localizado na Avenida Osvaldo Aranha, junto ao Túnel da Conceição, alegando que a falta de luz e problemas de infiltração impediam a utilização do espaço.

Na época, houve furto da fiação e a necessidade de aluguel de um equipamento gerador de energia, com gastos informados de R$ 26 mil mensais (valor bem inferior ao que será gasto mensalmente com o condomínio dos andares locados, que é de R$ 45.196,45). A solução do problema da fiação elétrica foi estimada, na época, em R$ 260 mil.

Até agora, a destinação do antigo prédio da Smic segue indefinida e o prédio está abandonado sofrendo novos furtos e depredações, com a possibilidade de ser repassado para empresas privadas. Enquanto isso, o prefeito Nelson Marchezan Júnior aluga espaços privados para uso dos órgãos públicos.

DOPA

Órgão de divulgação do Município – Ano XXIII – Edição 5773 – Sexta-feira, 15 de junho de 2018

PROCESSO 17.0.000086191-0 CONTRATANTE/LOCATÁRIO: Município de Porto Alegre – Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE).

CONTRATADOS/LOCADORES: Fundação Banco Central de Previdência Privada (CENTRUS) e IBIZA – Sociedade de Hotéis, Incorporações e Construções LTDA. CNPJs: 00.580.571/0001-42 e 88.296.736/0001-08, respectivamente. OBJETO: Locação de imóveis não residenciais, localizados na Avenida Júlio de Castilhos, nº 505, no 15º, 16º e 17º andares do Edifício Cosmopolitan Center, no bairro Centro Histórico da cidade de Porto Alegre/RS. Conjuntos comerciais e vagas de estacionamento descritos no item 1.1.1 do termo de contrato registrado sob o nº 66881, na folha 145 do livro 1086-D da Procuradoria Geral do Município.

DATA DA ASSINATURA: 13/06/2018

VALOR DA CONTRATAÇÃO: R$ 629.850,00 (seiscentos e vinte e nove mil oitocentos e cinquenta reais)/anuais.

ENCARGOS ACESSÓRIOS: R$ 45.196,45 (quarenta e cinco mil, cento e noventa e seis reais e quarenta e cinco centavos)/mensais, a título de taxas condominiais. VIGÊNCIA: 36 meses, a contar da data de assinatura.

 

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