Longa Fronteriz@s tem roda de conversa online com diretores no dia 22. Saiba como assistir

1

Filme será disponibilizado nas redes do Simpa e do SindBancários a partir de domingo, às 12h.

 

Diretores e o produtor do longa Fronteriz@s, além de convidados, estarão reunidos nesta quarta, dia 22, a partir das 19h, para uma roda de conversa sobre o filme. O bate-papo será transmitido ao vivo pelo Facebook do Sindicato dos Municipários de Porto Alegre (Simpa) e do SindBancários. Pelas redes, os internautas poderão interagir enviando perguntas e comentários sobre a produção.

 

Fronteriz@s será liberado para quem quiser ver já no domingo, dia 19, a partir do meio-dia [🎥 clique aqui para assistir] até o horário da Roda de Conversa. Lembrando que o link só estará disponível a partir das 12h de domingo!

 

O longa é composto por cinco episódios, documentário e ficção, que abordam singularidades existentes na fronteira Brasil-Uruguai, a partir de cinco localidades: Santa Vitória do Palmar/Chuy, Jaguarão/Río Branco, Pelotas, Bagé e Livramento/Rivera.

 

O filme revela a diversidade cultural, social e política que transita naquela região e dialoga com a memória a partir dos olhares e linguagens de seus diretores e diretoras.

 

Assista ao trailer: https://youtu.be/uviU7w-IC5U

 

Bate-papo com o público RODA DE CONVERSA

 

A roda de conversa terá a presença do escritor e editor Luiz Augusto Fischer, da gestora cultural Marise Siqueira, do músico e professor de geografia Lucas Panitz, da colega municipária, Rozane Dalsasso, professora e gestora cultural, do produtor geral do projeto, Ricardo Almeida, e dos diretores de episódios do filme Adriana Gonçalves (La Sociedad), Chico Maximila (Milonga Lejana) e Luiz Alberto Cassol (Casa de Rio).

 

Conforme o produtor Ricardo Almeida, a ideia da Roda de Conversa é proporcionar uma interação entre o público e os diretores e ampliar olhares sobre o projeto. “Em outras exibições que fizemos, muitas vezes nos surpreendemos com os pontos de vista do público, que veem e chegam a conclusões que nunca passaram pela nossa cabeça”, observa Ricardo.

 

O Projeto Fronteriz@s é financiado com recursos da Lei Aldir Blanc nº 14.017/2020, no Edital da Secretaria Estadual de Cultura do Rio Grande do Sul nº 09/2020 – Produções Culturais e Artísticas, Ministério do Turismo, Secretaria Especial da Cultura.

 

ROTEIROS

 

Milonga Lejana está inspirado em cartas verídicas, reportagens, documentários e filmes ficcionais, e também de músicas e de livros sobre o exílio.

 

Casa de Rio resgata as memórias de uma casa de brasileiros localizada em Río Branco, no Uruguai.

 

La Sociedad faz o contrário, e revela as manifestações misturadas, entre uruguaios e brasileiros, que ocorrem em Bagé, no Brasil.

 

Além da Fronteira é uma ficção que conta a história de um trabalhador brasileiro que perde a esposa e precisa enfrentar o desafio de criar a filha sozinho. Desempregado e sem alternativas, ele vai em busca de emprego no Uruguai.

 

Peregrinus mistura realidade e ficção para explicar como é a vida de uma pessoa que vive nas fronteiras nacionais.

 

Saiba mais no site do projeto: https://www.fronterizos.org/

Tags: Cinema, Cultura, Educação, Fronteiriz@s, municipários, Porto alegre, simpa, SindBancários, sindicato

Mais notícias