Intransigência de Marchezan leva municipários a ocupar Prefeitura

A categoria municipária escreveu mais um importante capítulo da história de Porto Alegre neste 7 de agosto de 2018. Após realizar protesto no Paço Municipal, por volta das 11h da manhã, servidores e servidoras ocuparam a prefeitura em busca de uma mesa de negociação com Marchezan, que se nega a receber a categoria para tratar da data-base.

 

Em ofício ao secretário de Segurança do Estado, César Schirmer, Marchezan solicitou a intervenção da Brigada Militar. Depois de muita pressão e mobilização, representantes dos municipários se reuniram, durante duas horas, a partir das 15h30, com a secretária de Segurança, Claudia Crusius, vereadores e representantes da Brigada Militar a fim de buscar uma solução para o impasse.

 

O prefeito continuava se recusando a dialogar com os municipários sobre o reajuste que não é concedido desde o ano passado – com perdas acumuladas de 6,85% – e sobre os projetos de lei que retiram direitos da categoria. Sem acordo, nova reunião foi marcada para às 18h30, mas também terminou sem acordo.

 

Ao mesmo tempo, o juiz Vanderlei Deolindo concedeu liminar de reintegração de posse da Prefeitura de Porto Alegre. O não cumprimento da decisão no prazo de uma hora poderia resultar em multa de R$ 200 mil, além da possibilidade da retirada dos municipários com uso da força policial.

 

Após avaliação da direção do Simpa juntamente com a categoria, foi decidida a desocupação do prédio, a partir da chegada do oficial de Justiça que cumpriria a decisão da desocupação. Da parte da Brigada Militar, houve o compromisso de não utilizar de violência contra os trabalhadores.

 

A categoria segue em greve e em luta pela negociação da data-base, contra os PLs e o parcelamento.  Na avaliação da direção do Simpa, o movimento demonstrou a força de mobilização da categoria, escancarou a intransigência e a incapacidade de Marchezan em dialogar com os trabalhadores e trabalhadoras e unir ainda mais os municipários para enfrentar os ataques de Marchezan. Nesta quarta-feira, 08/08, segue a agenda de luta com ato às 9h no Paço Municipal, seguido de caminhada até a Câmara e assembleia geral da categoria às 14h na Casa do Gaúcho.

 

ATO NO PAÇO

Mais notícias

Aviso sobre horário de expediente no carnaval

Informamos que, em razão do período de Carnaval, não haverá…

NOTA DE PESAR

O Sindicato dos Municipários de Porto Alegre (SIMPA) manifesta seu…

SIMPA ENCONTRA PASCOAL E COBRA POR REUNIÃO QUE FOI PEDIDA AINDA EM DEZEMBRO

Os diretores do Sindicato dos Municipários de Porto Alegre (Simpa),…

TV SIMPA