Os Guardas Municipais de Porto Alegre decidiram fazer uma carreata seguida de apitaço, na próxima segunda-feira (29/5), com concentração a partir das 9 horas, no Largo Zumbi de Palmares. A atividade é protesto contra o PLANO DE CARREIRA e pelo descaso com a categoria dos agentes da Guarda Municipal de Porto Alegre e foi decidida em plenária do Cores/SMSEG, realizada na segunda-feira (22/5), no auditório do Sindicato dos Municipários de Porto Alegre (Simpa). Durante o encontro foram debatidos temas relacionados à data-base 2023, diretamente ligados à Guarda Municipal. A plenária contou com a presença de servidores, direção do SINDIGUARDAS/RS e AGMPA, além do assessor jurídico da entidade, Dr. Vilson Cicognani.
A Guarda Municipal reivindica a troca da faixa/padrão salarial que contemple as novas funções de fiscalização e a melhoria do índice de risco de vida, equiparando a instituição da capital que recebe percentual de 30%, com a de Pelotas que recebe percentual de 185%, refletindo assim em melhoria salarial para ativos e inativos. Também critica a atual gestão da Prefeitura e a Secretaria Municipal de Segurança pela demora na entrega de uniformes (6 anos), condições precárias de trabalho, falta de concurso público, terceirização da segurança e ausência de diálogo em relação à busca por melhorias salariais.
Enquanto o governo Melo comemora o superávit de R$ 516 milhões, em 2022, a população sofre com o sucateamento, o desmonte e a precarização dos serviços públicos. Além da reposição das perdas salariais, que já somam 30,25%, a categoria reivindica melhores condições de trabalho, correção do valor do vale-alimentação, atualização das progressões, nomeação de profissionais concursados para os cargos do quadro em aberto, plano de saúde capaz de atender a demanda da categoria, entre outros temas que integram a data-base 2023.
NEGOCIA JÁ, MELO
No dia 4 de maio, o Simpa entregou a pauta da data-base 2023 para os representantes do prefeito Sebastião Melo. Porém, no dia 16 deste mês, durante o primeiro encontro para tratar das reivindicações da categoria, a atual gestão municipal não apresentou nenhuma proposta. Após a insistência dos diretores do Sindicato, foi marcada nova reunião para o dia 30 de maio. Cansada de esperar por uma posição da atual gestão, a categoria municipária decidiu pressionar a Prefeitura e promoverá um ato, intitulado “Negocia Já, Melo”, a partir das 17 horas de hoje, quinta-feira (25/5), em frente ao Centro Administrativo Municipal (Rua João Manoel, 157).
Mais notícias
Não há eventos futuros