Governo anuncia que cumprirá com sua própria obrigação: quitar a folha

O governo Marchezan anunciou hoje, 30 de outubro, no site da Prefeitura, que amanhã a folha será paga integralmente, sem parcelamento. Como forma de valorizar “o feito”, o secretário da Fazenda, Leonardo Busatto diz que “através de um esforço conjunto do governo, vamos conseguir pagar em dia”.

 

O Simpa enfatiza que o Executivo nada mais faz do que sua obrigação. Afinal, os servidores estão cumprindo, diariamente, com seu trabalho em seus postos e têm o direito e a necessidade de receber em dia.

 

Ademais, quando o secretário fala de “esforço conjunto”, é preciso pontuar que tal esforço está sendo feito, na prática, pelos próprios servidores. Afinal, recai sobre a categoria a falta de reposição salarial dos últimos três anos, o aumento na alíquota previdenciária e as perdas resultantes da entrada em vigor, em junho, da Lei 851/19, que mudou a carreira da categoria, retirando direitos adquiridos há anos.

 

Para se ter uma ideia da defasagem amargada pelos servidores, até junho deste ano, quando estavam em luta pela reposição garantida em lei, mas negada por Marchezan, as perdas acumuladas já passavam de 24%, valor correspondente à soma da inflação de 12,75% (maio de 2016 a junho de 2019) com as perdas históricas de 8,85% (maio de 2003 a abril de 2006) e a alíquota da Previdência, que passou a ser de 3%.

 

Diante da intransigência de Marchezan em negociar com os servidores, o Simpa judicializou as datas-base dos últimos três anos e aguarda decisão da Justiça. Vale lembrar ainda que o 13º salário foi parcelado em 2017 e 2018, prejudicando milhares de famílias e mesmo a economia local, que se aquece no final do ano.

 

O Simpa reafirma que lutará para que neste ano isso não ocorra e seguirá defendendo o direito da categoria de ter seus salários pagos em dia e atualizados conforme a inflação.

 

 

 

 

Mais notícias

DIRETOR-GERAL DO SIMPA DEFENDE A RETIRADA DA TRENSURB DA LISTA DE PRIVATIZAÇÕES DO GOVERNO FEDERAL

Na tarde desta quinta-feira (10/7), o diretor-geral do Sindicato dos…

PLEBISCITO POPULAR “DMAE É DO POVO DE PORTO ALEGRE” MOBILIZA POPULAÇÃO NA ESQUINA DEMOCRÁTICA

O Plebiscito Popular em Defesa do DMAE Público e Estatal,…

CONTINUA A MOBILIZAÇÃO PARA A 1ª REUNIÃO DO FÓRUM DA REGIÃO CENTRO

Os diretores do SIMPA, Assis Olegário e César Rolim, continuaram…

AGENDA

TV SIMPA