Foi reinstalada a Frente Parlamentar em Defesa de Servidores e Serviços Públicos de Qualidade da Câmara de Vereadores de Porto Alegre, na manhã de sexta-feira (08/11), no Plenário Ana Terra. Foi presidida pelo vereador Adeli Sell (PT) e contou com a presença dos vereadores Marcelo Sgarbossa (PT) e Karen Santos (Psol). A atividade contou com a participação do Simpa, através da presença das diretoras Luciane Pereira, Cindi Sandri, Roselia Siviero, Silvana Conti e Márcia Dias. A ex-vereadora Jussara Cony (PcdoB) e a deputada federal Fernanda Melchionna (Psol) fizerem parte da mesa de apresentação, como ex-coordenadoras da frente.
Para Luciane Pereira, esse espaço de articulação é muito importante para a categoria municipária, pois a Câmara de Vereadores também é um lugar de resistência diante dos ataques do governo Marchezan, defendendo direitos e o atendimento à população. “Temos um inimigo no Paço Municipal que quer acabar com as políticas públicas”, afirmou a diretora, que integrou a mesa de apresentação.
Ela ressaltou que tramitam na Câmara, em regime de urgência, vários projetos do Executivo, que massacram ainda mais os servidores, assim como o Projeto de Lei 20/2019, que tenta impedir o processo de eleição de diretores de escola. “Nós estamos realizando, a revelia do secretário de educação e do prefeito Marchezan, a eleição nas escolas. Pedimos que a Frente Parlamentar e os vereadores sejam parceiros para mobilizar as comunidades. Somos parceiros da Frente Parlamentar para articular, de forma unitária, a resistência a todos os projetos que atacam os trabalhadores e a população”, enfatizou.
Os vereadores Airto Ferronato (PSB) e Alex Fraga (Psol) tiveram seus nomes citados como apreciadores da Frente. Também estiveram na reinstalação representantes da Atempa, Astec, SindiCâmara, Umespa, o assessor do senador Paulo Paim (PT), OAB, Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação, Associação das Supervisoras Educacionais do RS, Procempa, Associação das Orientadoras Educacionais do RS e CUT/RS.
Em todas as manifestações foi reforçada a unidade entre os diversos segmentos do serviço público junto com a população, nas comunidades e com os movimentos sociais.
Mais notícias