A Câmara Municipal de Porto Alegre instalou nesta sexta-feira (3/10) o Fórum das Entidades, espaço consultivo destinado a debater o projeto do novo Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano e Ambiental (PDDUA). O Simpa é uma das 74 entidades que integram o Fórum e terá participação ativa em todas as etapas, representado pelo titular Assis Olegário e pela suplente Bete Charão.
O Fórum terá sete reuniões temáticas até o dia 30 de outubro, sempre às 9h, no Plenário Otávio Rocha. O relatório final das discussões será apresentado em 7 de novembro e encaminhado à Comissão Especial do PDDUA, responsável pela versão consolidada a ser votada em plenário.
Durante a instalação, foi eleita a mesa diretora do Fórum, composta pelos vereadores Tiago Albrecht (NOVO), coordenador-geral; Giovane Byl (Podemos), 1º vice-coordenador; Juliana de Souza (PT), 1ª secretária; além dos representantes das entidades Felisberto Seabra Luisi (Fórum Regional de Planejamento RP1), como 2º vice-coordenador; e Amanda Cardoso (Sindicato dos Bancários), como 2ª secretária.
A eleição da mesa foi marcada por disputas. A base do governo Melo tentou barrar a votação direta para a escolha dos representantes das entidades, prevista na Resolução nº 650/2025, buscando assegurar a presença de um representante empresarial. Após forte pressão social, com palavras de ordem pela democracia, foi garantida a escolha popular, resultando na vitória política de setores populares e sindicais com a eleição de Felisberto e Amanda para a mesa diretora do Fórum.
Apesar da conquista, o Simpa critica a limitação de tempo para os debates. O sindicato lembra que, em edições anteriores, os encontros temáticos foram mais longos, com maior possibilidade de aprofundamento. Agora, a proposta da vereadora Nádia Gerhard é de acelerar as discussões em apenas sete sessões, o que restringe a participação democrática das entidades e compromete a qualidade do debate sobre o futuro e a concepção urbanística de Porto Alegre.
O Simpa defende que o calendário de reuniões seja ampliado para garantir mais discussões, garantindo a real participação da sociedade, e que as propostas apresentadas não fiquem restritas ao caráter consultivo, mas sejam efetivamente incorporadas no processo de revisão do Plano Diretor.
09/10 – Desenvolvimento Social e Cultural
10/10 – Patrimônio Cultural
16/10 – Mobilidade e Transporte
17/10 – Ambiente Natural
23/10 – Desempenho, Estrutura e Infraestrutura Urbana
24/10 – Gestão da Cidade
30/10 – Desenvolvimento Econômico
PORTO ALEGRE NÃO SE VENDE! PORTO ALEGRE SE DEFENDE!
SOMOS MUNICIPÁRI@S, SOMOS PORTO ALEGRE!
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#SomosPortoAlegre
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