Fechar a UBS Vila Tronco é um crime contra a comunidade

 

A direção do Simpa está junto com a comunidade na luta pela manutenção da Unidade Básica de Saúde da Vila Tronco. Na manhã desta segunda-feira (15/6) foi realizado Ato de Protesto, chamado pelo movimento União de Vilas Por Uma Saúde de Qualidade nas Comunidades.

 

Sem diálogo com o Conselho Distrital de Saúde, Marchezan decidiu fechar a UBS, transferindo o atendimento para o posto Moab Caldas (antigo Vila dos Comerciários), que fica junto ao Pronto Atendimento da Vila Cruzeiro. O governo mantém a política nefasta de privatização mesmo durante a pandemia e a necessidade de preservar a comunidade da exposição ao CoVID-19.

 

Ao invés de dotar as unidades de saúde para qualificar o atendimento, Marchezan está fechando postos para realocar os atendimentos em unidades terceirizadas. Com o fechamento, também burla a decisão da Justiça de manutenção dos trabalhadores do Imesf, pressionando para que peçam demissão.

 

“Marchezan nunca lutou pela saúde em Porto Alegre e agora quer entregar os serviços de saúde para a iniciativa privada. Ele não é amigo do povo, administra a cidade em nome dos grandes empresários dos diversos setores. Seu propósito é privatizar tudo. Estamos junto com a comunidade e a União de Vilas para defender a saúde pública, o SUS 100% público é nosso e não podemos deixar ser destruído por nenhum governo”, afirmou João Ezequiel, diretor geral do Simpa.

 

Comunidade se manifesta e afirma que fechar a UBS é favorecer a morte. “Eu ajudei a fundar o posto aqui na comunidade. Estamos sempre do lado dos trabalhadores. Eu consultava aqui e agora não posso mais ser atendida porque me colocaram para ser atendida lá na área 8, no Postão da Vila Cruzeiro. Não queremos ver o posto fechado e lutamos para ser atendidos com dignidade”, afirmou a moradora Eloisa da Silva.

 

Trabalhadora do IMESF também reafirma a defesa da UBS Vila Tronco: “Nós somos servidores públicos, vamos trabalhar e lutar enquanto for necessário.”

 

Assista vídeo do ato:

 

 

Mais notícias