Falta de luz em setor de manutenção da Smed se arrasta há mais de 40 dias

Denúncia - falta de luz na manutenção da Smed_13out21_PL (8)

Denúncia foi feita ao Simpa que, diante da falta de resolução por parte da gestão Melo, vai peticionar a Prefeitura e o Ministério Público

 

Mais uma vez, a gestão de Sebastião Melo mostra seu descaso com os serviços públicos e seus trabalhadores. Servidores do Setor de Manutenção e Conservação da Gestão de Obras da Secretaria Municipal de Educação (Smed), situado ao lado do Pronto Atendimento da Lomba do Pinheiro,  estão há mais de 40 dias tendo de trabalhar no escuro. O motivo: dívidas da Prefeitura de Porto Alegre com a Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE).

 

O problema foi levado pelos trabalhadores à Smed. Segundo relatos feitos ao Simpa, a secretaria teria informado que a prefeitura já tinha conhecimento sobre o problema e estaria buscando resolução. Porém, a falta de luz continuou.

 

O fato também chegou ao conhecimento do sindicato. Logo que recebeu a denúncia, no dia 22 de setembro, o Simpa solicitou da prefeitura a resolução do problema. Desde então se passaram 21 dias e nada mudou. Diante da falta de respostas efetivas e considerando a precariedade da situação de trabalho dos servidores do setor, o sindicato está peticionando a prefeitura e o Ministério Público nos próximos dias.

 

Precariedade cotidiana

O Simpa esteve no local e pôde constatar a precariedade das condições de trabalho dos 19 servidores que atuam no setor. A falta de luz atrapalha o atendimento das demandas das escolas e traz vários outros contratempos.

 

Os servidores não têm onde conservar suas marmitas, que em dias quentes acabam estragando. O uso dos banheiros também fica comprometido e após a jornada de trabalho braçal, os servidores sequer podem tomar banho antes de ir para casa.

 

No almoxarifado, é difícil identificar os produtos e ferramentas necessários para o trabalho e as lanternas, que deveriam ser instrumentos usados emergencialmente, acabaram virando item de uso cotidiano.

 

A situação relatada é apenas mais um exemplo do descaso e do sucateamento dos serviços públicos na atual gestão, o que prejudica não apenas os servidores, mas o atendimento da população. O Simpa segue acompanhando o caso e cobrando condições dignas e adequadas de trabalho e de prestação dos serviços à cidade.

 

FOTOS DA VISITA DO SIMPA AO LOCAL: 

Este slideshow necessita de JavaScript.

Tags: #MeloDeve, Prefeitura Municipal, simpa, SMED

Mais notícias