Escolas mobilizam-se para pedir paz na rede municipal

 

Em função dos últimos episódios de agressão a professores, ocorridos em escolas da rede municipal de Porto Alegre, no último mês, algumas escolas organizaram atividades de reflexão e manifestação com a comunidade escolar, na manhã desta quinta-feira (22/11). O “Dia da paz nas escolas” foi organizado pelo Centro Municipal de Trabalhadores Paulo Freire (CMET), com participação da Escola Porto Alegre (EPA), e ocupou o Parque da Redenção com manifestações culturais em nome da paz nas escolas.

 

De branco, alunos e professores cantaram músicas, fizeram teatro, dança circular, apresentação de percussão e confecção de camisetas em serigrafia e depois saíram em caminhada até o CMET. A atividade contou com a presença do Simpa, Atempa e da vereadora Sofia Cavedon (PT). “Eu dou parabéns para a luta que vocês fazem todos os dias, mantendo a escola de pé. Enquanto a gente permanecer fortes e juntos, resistiremos e faremos, cada vez mais, atos como estes, pedindo paz nas escolas, segurança e materiais. Está na Constituição o direito à educação e Marchezan tem que respeitar a nossa rede”, falou o diretor geral do Simpa, Jonas Tarcísio Reis.

 

Já a comunidade escolar da EMEF Ildo Meneghetti participou da “Caminhada pela Paz”, resultado do acúmulo de um trabalho de reflexão sobre as violências. A caminhada passou pelas ruas da comunidade, com a participação de alunos, pais ou responsáveis, juntamente com a EMEI Vila da Páscoa. Após a chegada, realizaram um “abraço da paz” em torno da escola e uma pintura no muro e parede de palavras significativas referentes à temática escolhida por cada turma e pintadas por um grupo de alunos representantes.

 

 

VÍDEOS

Mais notícias

AGENDA

TV SIMPA