EMEF VEREADOR MARTIM ARANHA COBRA POLÍTICA PÚBLICA DE SEGURANÇA

thumb-padrao

O assassinato de um aluno da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Vereador Martim Aranha, no dia 19 de agosto, foi o estopim para a comunidade escolar reunir-se e cobrar das autoridades uma Política Pública de Segurança municipal. Nesta sexta-feira (16), a escola realizou um abraço pela paz, com a presença dos alunos, familiares e trabalhadores.

A escolta também encaminhou à SMED solicitação da presença da Guarda Municipal em todos os turnos escolares. A construção de uma política de segurança nos locais de trabalho, integrando Educação, Saúde e Assistência Social, tem sido uma reivindicação permanente da Educação na data-base do Simpa.

Nomeação de GM

Segundo a direção da EMEF Vereador Martim Aranha, a retirada das Horas Extras da Brigada Militar (BM) pelo governador do RS, José Ivo Sartori, obrigou os Guardas Municipais (GMs) a cobrirem as áreas desatendidas nas ruas pela BM. Dessa forma, o prefeito José Fortunati retirou os guardas que atuavam dentro das escolas e deixou descoberta a proteção aos estudantes e trabalhadores nos locais.

Os trabalhadores e as trabalhadoras da educação reivindicam a nomeação imediata dos Guardas Municipais concursados.

Oficinas com debates sobre violência

Antes do abraço pela paz, os alunos participaram de oficinas realizadas pelos professores, onde construíram cartazes e debateram segurança e violência na comunidade escolar. A EMEF Vereador Martim Aranha está localizada na Vila Cruzeiro, bairro em situação precária. A retirada da Segurança no local, junto com a falta de investimentos nas escolas e no Posto de Saúde estão deixando a comunidade isolada e aberta para o crescimento do tráfico.

Uma das reivindicações dos professores é por mais recursos para lazer e cultura, a fim de evitar que os alunos fiquem à mercê da realidade local.

 

abraco-pela-paz-emef-martim-aranha-mp-88 abraco-pela-paz-emef-martim-aranha-mp-73 abraco-pela-paz-emef-martim-aranha-mp-43 abraco-pela-paz-emef-martim-aranha-mp-27

 

Mais notícias