Teve início no dia 02/12 e se estende até 30/12 a 20ª Feira do Livro da Emef Anísio Teixeira, no bairro da Hípica, em Porto Alegre. O evento teve início em 1999 e, nesta edição, tem como foco obras de autoras mulheres e as novas escritoras, além de enfatizar temas como feminismo e totalitarismo.
Ao todo, estão sendo disponibilizados cerca de 300 títulos novos e usados para todas as idades, que abarcam desde a literatura infanto-juvenil até títulos consagrados da literatura brasileira e estrangeira.
Durante a feira, as crianças são estimuladas a convidarem seus familiares a participarem. Nos intervalos das aulas, o evento também oferece troca de livros entre os próprios alunos. E as educadoras e educadores aproveitam o período para estimular o interesse e o hábito da leitura. Por meio de parceria com o projeto “Adote um Escritor”, a feira já teve, neste ano, palestra do jornalista e escritor Airton Ortiz e contará com a presença do também escritor e jornalista Marcelo Spalding, na próxima quarta-feira, 11/12, nos turnos da manhã e da tarde.
Aberta também aos moradores do entorno, a feira é uma iniciativa da própria escola e já se tornou uma tradição na comunidade. “Percebemos que tem crescido muito o interesse das crianças e dos jovens pela literatura, que são consumidores vorazes dos livros. Eles mesmos fazem a propaganda via boca a boca e redes sociais, de maneira que a comunidade sempre participa. E tem nos surpreendido positivamente o volume de vendas”, diz Cláudia Oberrather, bibliotecária e uma das organizadoras da feira ao lado da professora de Língua Portuguesa, Natália Silva.
Sintonia com o momento
Os assuntos centrais da feira – feminismo e totalitarismo – estão em sintonia com a conjuntura atual, marcada pela emergência, no Brasil e em outros países, de governos autoritários e, ao mesmo tempo, pelo crescimento de movimentos de resistência, como a luta das mulheres contra o machismo, a violência e a opressão.“Procuramos tratar de temas em alta, que despertem o interesse dos estudantes e estas são questões que vêm sendo debatidas em todo o mundo. Por estarmos numa democracia – e enquanto nos deixarem – trabalharemos com assuntos de interesse coletivo, contribuindo para a formação de nossos alunos”, finaliza Cláudia.
A Feira do Livro da Anísio Teixeira acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, das 13h10 às 17h10 e das 18h30 às 22h30, na biblioteca da escola.
Mais notícias