Em reunião do Fórum dos Sindicatos de Educação do RS, Simpa defende lockdown, suspensão das aulas presenciais e vacina já

WhatsApp Image 2021-03-15 at 18.02.36

O Simpa participou, nessa segunda-feira, 15/03, de reunião on line do Fórum dos Sindicatos de Educação do Rio Grande do Sul, que tratou da educação no estado frente à pandemia, a necessidade de vacina e de lockdown.

 

Na reunião, iniciativa da deputada estadual Sofia Cavedon (PT), o Fórum discutiu a elaboração de um manifesto conjunto das entidades em defesa do lockdown imediato para conter a gravidade da atual onda de Covid-19 em Porto Alegre e no estado; do fechamento das escolas e da vacinação dos profissionais de educação.

 

Durante a reunião, o Simpa, representado pelo diretor Luís Fernando Fraga, reafirmou a urgência da defesa da vida, da vacinação da população, do lockdown e da suspensão das atividades presenciais nas escolas como elementos essenciais para estancar a alta disseminação do vírus e os alarmantes índices de internações e óbitos.

 

Para dar prosseguimento à luta por essas bandeiras, ficou definido que o Fórum se reunirá nessa terça-feira, 16, virtualmente, com a Comissão de Educação da Assembleia Legislativa, quando também será discutido o projeto de lei que torna a educação um serviço essencial, de maneira que as aulas presenciais poderiam passar a ocorrer, tanto na rede pública como privada do RS, mesmo em períodos de agravamento da pandemia, como agora, quando o estado está em bandeira preta.

 

O Simpa é contrário à medida pelo risco que as atividades presenciais oferecem à comunidade escolar. Uma evidência deste risco está no número de escolas colocadas em quarentena pela Smed — 26 até sexta-feira — por terem apresentado casos de contaminação entre funcionários. Apesar de as aulas presenciais terem sido suspensas na Rede Municipal de Ensino por ação do Simpa junto à Justiça, as instituições seguem funcionando para serviços administrativos internos e atendimentos pontuais.

 

Também ficou definida a realização de reunião com a Promotoria da Educação do MP-RS na próxima sexta-feira, 19, às 14h, para discutir lockdown e fechamento das escolas .

Tags: CoVID-19, Lockdown Agora, municipários, Porto alegre, simpa, sindicato

Mais notícias