
A primeira reunião de organização do 8 de Março Unificado ocorreu na sede do SIMPA, nesta segunda-feira (19/1). O encontro reuniu dezenas de mulheres de organizações políticas e movimentos sociais, dando início à construção coletiva das atividades do Dia Internacional de Luta das Mulheres.
Participaram da reunião as diretoras do SIMPA, Tzusy Estivalet, Silvana Conti, Flávia Fernanda de Lemos e Zezeh Maria da Silva, reafirmando o compromisso do Sindicato com a luta feminista, a defesa dos direitos das mulheres e a construção de um 8M unificado em Porto Alegre.
Os debates foram fortemente marcados pelo cenário alarmante da violência de gênero. A reunião aconteceu no mesmo dia em que foi registrado o quarto feminicídio de 2026 no Rio Grande do Sul. Em 2025, o estado contabilizou 80 feminicídios, evidenciando uma verdadeira epidemia de violência contra as mulheres. A defesa da vida esteve no centro das discussões, com a denúncia do machismo estrutural e a exigência de políticas públicas efetivas, redes de proteção e responsabilização dos agressores.
Além do enfrentamento aos feminicídios, a reunião debateu a defesa do aborto legal, seguro e gratuito, os impactos da reforma administrativa sobre a vida e o trabalho das mulheres, a defesa da soberania e da democracia, e a solidariedade internacional, com destaque para a luta das mulheres e crianças palestinas. Também foram abordadas outras formas de violência, como os elevados índices de estupro no país, e a precarização das condições de trabalho.
Como encaminhamento, foi definido que o 8 de Março será marcado por um ato de rua na própria data. As reuniões de organização seguirão acontecendo todas as segundas-feiras, às 19h, na sede do SIMPA, com exceção do feriado de 2 de fevereiro e do período de Carnaval.
O SIMPA convida todas as mulheres municipárias de Porto Alegre a participarem desse processo de construção coletiva, fortalecendo a luta em defesa da vida, dos direitos e da dignidade das mulheres.
Tags: 8 de março, 8M, 8M unificado, poa, Porto alegre, simpa, simpa sindicatoMais notícias