
A sede do Sindicato dos Municipários de Porto Alegre (Simpa), também atingida pelas águas que tomaram o Centro Histórico e chegaram aos bairros Cidade Baixa, Menino Deus e Praia de Belas, começa a ser reconstruída, com a reforma dos espaços prioritários de atendimento. Palco da mobilização e organização da categoria municipária de Porto Alegre, o espaço que também é referência na luta de toda a classe trabalhadora e movimentos sociais, não pode permanecer fechado.
Neste momento, o atendimento odontológico está suspenso e o sindicato segue com os serviços on-line na Secretaria e na Assessoria Jurídica, além de plantão da Diretoria. Na grave tragédia que vivemos, mais do que antes, é fundamental o trabalho de apoio aos colegas, de organização da luta e mobilização em defesa dos direitos da categoria e do serviço público.
Assim que as águas recuaram, a direção do Sindicato providenciou uma grande operação de limpeza e avaliação dos danos ao patrimônio, retirando os móveis e equipamentos estragados, encaminhando a recuperação do que foi considerado viável. Um dos carros do Sindicato teve perda total. Passado o período de intensa umidade, começa agora a reforma dos espaços, com pintura, revisão das redes elétrica e de internet e reposição dos itens mais necessários.
O alagamento, que causou prejuízos em todos os espaços da sede, começou no dia 6 de maio, resultado das fortes chuvas em todo o RS desde o dia 29 de abril, mas também consequência da política nefasta do prefeito Sebastião Melo e do governador Eduardo Leite, que sempre denunciamos. Mesmo diante de um cenário caótico, a categoria municipária seguiu trabalhando para amenizar os efeitos das cheias e da destruição da cidade. Alguns também tiveram suas casas alagadas ou perderam tudo. Muitos viraram noites trabalhando. Outros se tornaram voluntários, participando de resgates, ajudando no acolhimento ou garantindo alimentação para os atingidos pelas cheias, em um dos maiores movimentos de solidariedade já vistos no Brasil.
Todos os esforços serão empreendidos para que a sede do Simpa volte a cumprir o seu papel, uma estrutura física importante para a categoria e também para a cidade!
SOMOS MUNICIPÁRI@S, SOMOS PORTO ALEGRE!
#SimpaSindicato
Mais notícias