O Sindicato dos Municipários de Porto Alegre e a Associação dos Trabalhadores/as em Educação do Município de Porto Alegre (Atempa) promoveram, na manhã de terça-feira (7/2), uma atividade de formação, no formato de videoconferência, transmitida pela internet. O Webinário ”Como se constrói uma educação infantil pública de qualidade? Qual o papel dos educadores e educadoras nesta construção?”, contou com a participação especial da Dra Maria Luísa Flores, professora da FACED – Ufrgs e coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Políticas Públicas de Educação Infantil (GEPPEI), além de Jailson Bueno e Isabel Letícia Medeiros, diretores do Simpa e Atempa, respectivamente.
Na abertura do webinário, a diretora da Atempa, Isabel Medeiros, destacou a importância da sociedade fazer uma reflexão sobre a educação pública democrática e de qualidade e, também, sobre a necessidade de promover atividades de formação continuada. Já o diretor do Simpa, Jailson Bueno, salientou que o debate sobre a qualidade do ensino permite uma troca extremamente rica entre o universo sindical e a universidade, possibilitando crescimento para ambos, tanto do ponto de vista da prática quanto da teoria.
Maria Luísa Flores ressaltou que o tema proposto para discussão é relevante, a partir da questão conceitual da educação como um bem público e que remete ao papel do estado na proposição de políticas públicas. A professora apresentou um conjunto de livros e documentos legais relativos à educação infantil, mencionando que se tratam de instrumentos e garantias das crianças e das famílias, explicando como este atendimento deve ser realizado, quais os pressupostos e diretrizes para esta oferta nas esferas federais, estaduais e municipais.
Durante a transmissão do webinário, diversos educadores puderam se manifestar e interagir sobre o tema em discussão. O conteúdo completo da transmissão está no canal do Simpa.
Tags: municipários, poa, Porto alegre, Servidores, simpa, Simpa Sindicato Municipários PortoAlegre CoVID-19 Data-base2020 Trabalhadores ServiçoPúblicoSalvaVidas ForaMarchezan, sindicato
Mais notícias
Não há eventos futuros