
O diretor Assis Olegário e a diretora Luciane Congo, do Sindicato dos Municipários de Porto Alegre (Simpa), iniciaram as visitas às escolas municipais nesta semana para verificar a situação delas diante da tragédia climática das enchentes e das servidoras/es da educação. Algumas escolas foram parcial ou completamente alagadas e outras serviram como abrigos. Nesta primeira semana, 17 escolas foram visitadas pelos diretores. O Simpa seguirá realizando as visitas.
O trabalho realizado pelas direções e servidores das seis escolas municipais que serviram como abrigos foi muito importante, realizando o acolhimento de pessoas de Porto Alegre e da região metropolitana, principalmente do município de Eldorado. Esses profissionais se doaram muito para acolher as pessoas e ainda assim, muitos sofreram situações de assédio moral e psicológico por parte de lideranças políticas e por conta de fake news que foram disseminadas. Também foram identificadas treze escolas atingidas pela enchente, em diversas regiões da cidade.
Outra situação identificada pelo Simpa foi que inúmeros colegas da educação seguem sem poder trabalhar, pois também foram atingidos pela enchente e tiveram a perda parcial ou total do que havia em suas residências. Muitos saíram de casa apenas com a roupa do corpo e se encontram ainda em abrigos. Há os colegas que estão em suas casas, mas seguem sem luz, água ou condições de deslocamento. As servidoras e servidores que residem nas cidades da região metropolitana, seguem sem conseguir acessar a capital diante das ruas e estradas inundadas.
O Simpa se colocou à disposição para apoiar em qualquer situação, especialmente aos colegas que possam ter sofrido algum caso de assédio moral e psicológico. O sindicato também está tentando viabilizar formas de apoio solidário aos colegas que perderam tudo e tem incentivado aos colegas e as escolas a fazerem campanha de PIX Solidário.
Desde segunda-feira (20) as aulas começaram a ser retomadas aos poucos e com horário reduzido, focando no acolhimento dos estudantes e em atividades lúdicas. A previsão era iniciar na próxima semana as atividades pedagógicas, no entanto as aulas foram suspensas nesta quinta-feira (23), após novos alagamentos. O que demonstrou mais uma vez a irresponsabilidade e falta de gestão do governo Melo que além de precarizar o DMAE nos últimos anos, não valoriza os servidores/as e não nomeia profissionais suficientes para a necessidade da capital. Além disso, desde o início desta tragédia, os secretários de Educação e de Assistência Social abandonaram seus cargos e o secretário nomeado para a SMED não tem nenhuma experiência na área da educação.
O Simpa seguirá acompanhando e denunciando os absurdos da gestão Melo e da gestão de Eduardo Leite que deixaram essa tragédia climática chegar a proporções que poderiam ter sido menores.
Junto com a Atempa vamos seguir visitando as escolas, apoiando, solidarizando e acolhendo os colegas, além de valorizar o trabalho fundamental que está sendo feito pelas servidoras e servidores públicos. Estamos juntos na luta por melhores condições salariais e dos locais de trabalho.
Escolas total ou parcialmente alagadas:
– EMEF Migrantes
– EMEF João Goulart
– EMEF Vereador Antônio Giudice
– EMEB Liberato Sauzano Vieira da Cunha
– EMEF Escola Porto Alegre – EPA
– EMEI Miguel Granato Velasquez
– EMEI da Vila Elizabeth;
– EMEI Humaitá;
– EMEI Ilha da Pintada;
– EMEI Tio Barnabé
– EMEI Jardim de Praça Patinho Feio;
– EMEI Jardim de Praça Passarinho Dourado;
– EMEI Jardim de Praça Meu Amiguinho
Escolas abrigo:
EMEF Aramy Silva (Camaquã)
EMEF Professor Elyseu Paglioli (Cristal)
EMEF Grande Oriente do Rio Grande do Sul
EMEF Porto Novo
EMEF Jean Piaget (Rubem Berta)
Escolas visitadas:
EMEF Jean Piaget
EMEF João Antônio Satte
EMEF Nossa Senhora de Fátima
EMEF Professor Elyseu Paglioli
EMEF Aramy Silva
EMEF Vereador Martim Aranha
EMEF José Loureiro da Silva
EMEF José Mariano Beck
EMEF Surdos Bilíngue Salomão Watnick
EMEF Hitor Villa Lobos
CMET Paulo Freire
EMEF Dolores Alcaraz Caldas
EMEF Alberto Pasqualini
EMEEF Tristão Sucupira Vianna
EMEF Vereador Carlos Pessoa de Brum
EMEI Vila Nova Restinga
EMEI Dom Luiz de Nadal
Mais notícias