Dia de luta diz não à privatização da água e do saneamento

 

 

O Simpa, juntamente com o Sindiágua-RS, participou, na manhã e tarde dessa quinta-feira (08/12), de ato e caminhada unificada contra a privatização da água e do saneamento de Porto Alegre e de todo o RS. A mobilização é um alerta à população para a defesa do DMAE e da Corsan, diante da tentativa de venda por parte dos governos Melo e Ranolfo.

Após concentração no Largo Glênio Peres, a atividade seguiu com caminhada até o Tribunal de Contas do RS e prédio da Corsan, no Centro Histórico. Em Porto Alegre, Melo criou Grupo de Trabalho para concluir, em 30 dias, os termos da “parceirização (concessão)” do Departamento Municipal de Água e Esgotos – DMAE, mesmo diante de todas as evidências de que a privatização da água e do saneamento não funcionou em diversos países onde a prática foi adotada.

Dados atualizados da pesquisa colaborativa do Instituto Transnacional com a Universidade de Glasgow, financiada pela Agência Executiva do Conselho Europeu de Investigação, provam que reestatizações já alcançam o expressivo número de 1.607 casos em 71 países ao redor do mundo (https://publicfutures.org/).

 

DENÚNCIA DA PRECARIZAÇÃO DO DMAE

Prefeitura aprova vagas temporárias após ignorar 7 pedidos para repor servidores, entre 2021 e 2022. Entre 2013 e 2021, força de trabalho do órgão passou de 2.325 para cerca de 1.100.

Sebastião Melo ignorou pelo menos sete pedidos para repor servidores do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) entre 2021 e 2022, segundo funcionários do órgão ouvidos pelo Matinal Jornalismo. Os documentos mostram pedidos protocolados desde o início da gestão e que não obtiveram resposta. Desde 2018, foram pelo menos 15 pedidos para reposição de funcionários.

Nesta quarta-feira, a Câmara Municipal aprovou projeto de lei do Executivo autorizando a contratação temporária de 50 técnicos de saneamento, 50 agentes de saneamento e 20 operadores de subestação. Atualmente, o órgão responsável pelo abastecimento de água e saneamento estaria operando com menos de 60% do quadro técnico ideal: há pouco mais de 1.100 funcionários, uma defasagem de 800 servidores, segundo cálculos do Simpa.

 

Com informações: SUL 21 e MATINAL JORNALISMO

Tags: #CorsanPública, #NãoÀPrivatizaçãoDoDMAE, #SimpaSindicato, simpa

Mais notícias