Conforme deliberação da última assembleia geral municipária, a categoria vai integrar o movimento contra o fascismo, participando do ato “Ele Não” – mulheres contra o coiso ou mulheres contra Bolsonaro, que acontece no próximo sábado, dia 29/9, às 15h, no Parque da Redenção. A mobilização ocorre, simultaneamente, em várias cidades do Brasil e do Exterior, como necessidade de denunciar a candidatura fascista à presidência da República de Jair Messias Bolsonaro (PSL), cujas propostas de governo ferem os Direitos Humanos e trabalhistas. As municipárias e municipários estão sendo chamados para concentração a partir das 12h30 em banca do Simpa no Monumento ao Expedicionário.
O ato foi criado dentro do grupo “Mulheres Unidas Contra Bolsonaro”, no Facebook. Nascido neste mês, o grupo já conta com mais de dois milhões de integrantes e vem se tornando uma das principais frentes de oposição ao candidato. Formado apenas por mulheres, de diferentes partidos e sem partidos, o grupo condena as declarações machistas e fascistas de Bolsonaro e denuncia suas propostas de retrocesso às bandeiras feministas, LGBTQS e do movimento negro.
Elas lembram que o “coiso”, como foi apelidado nas redes, já defendeu publicamente a redução da licença maternidade, o projeto de lei que impede o SUS de atender obrigatoriamente mulheres vítimas de abuso sexual, já menosprezou as mulheres falando que teve quatro filhos e no 5º deu uma fraquejada e nasceu uma mulher ou que mulher deve ganhar menos porque engravida ou, ainda, que certa deputada federal “não merecia ser estuprada porque era feia”, incentivando a cultura do estupro em um País extremamente violento e desigual para as mulheres.
O Sindicato dos Trabalhadores do Município de Porto Alegre (Simpa) é uma entidade a favor dos direitos históricos adquiridos, com organização e luta das trabalhadoras e dos trabalhadores. Por ser um Sindicato que milita ao lado das mulheres e em defesa dos seus direitos, endossa o manifesto contra o fascismo e contra o candidato, assim como organizações, clubes de futebol, artistas, advogados, ativistas e empresários que também se manifestaram contra o fascismo e a barbárie.
Programação
Local: Monumento aos Expedicionários, Parque Farroupilha/Redenção
12h30: Início da concentração d@s municipári@s em banca no Monumento ao Expedicionário, Redenção
13h: Início da concentração: Oficinas de percussão, de cartazes e estamparia das camisetas
15h: Início do ato
17h: Início da caminhada
20h: Encerramento
(atualizado em 27/09/18 às 16h13)
Tags: EleNão, EleNuncaMais notícias