A luta do Simpa em defesa do direito à aposentadoria das trabalhadoras e trabalhadores da Prefeitura de Porto Alegre foi atacada na Câmara de Vereadores, durante a reunião das Comissões Conjuntas, em formato híbrido (presencial e on-line), realizada na tarde de ontem (12/5). Após emitir crítica aos vereadores que estavam desrespeitando as normas de tramitação do projeto de Reforma da Previdência Municipal, o diretor geral do Simpa, João Ezequiel, foi expulso do Plenário, a pedido da vereadora Comandante Nádia (DEM).
A direção do Simpa, atenta à manobra do prefeito, Sebastião Melo, para colocar em votação o Projeto de Emenda à Lei Orgânica (PELO) nº 02/2020, que trata da reforma da Previdência Municipal, foi até a Câmara, acompanhar e pressionar os vereadores para que o PELO não siga em tramitação enquanto não for atendido o pedido de diligências (informações) apresentado pela Comissão de Economia, Finanças e Orçamento (Cefor). “Pela norma do Regimento Interno da Câmara, o projeto não pode ser votado enquanto os pedidos de informações não forem atendidos”, afirmou o diretor João Ezequiel. “A minha expulsão do Plenário é mais do que uma atitude arbitrária e truculenta da vereadora e do presidente da Câmara, é uma tentativa de silenciar a categoria na luta pelos seus direitos e de cercear a participação da população na dita Casa do Povo”, afirmou.
>> A manobra do prefeito utilizando os vereadores da sua base de apoio, além de desconsiderar o pedido de diligências da Cefor e articular para colocar o PELO 02 em tramitação para votação, desrespeitando o Regimento Interno, também promoveu uma dança das cadeiras na Prefeitura e na Câmara, aumentando o quórum de votos favoráveis ao projeto. Melo pretende também promover uma dança das cadeiras na Prefeitura e na Câmara, aumentando o quórum de votos favoráveis ao projeto.
>> Foi convocada para hoje (13/5), às 19h, uma reunião extraordinária do Cores Simpa, para tratar exclusivamente das ações de mobilização contra a reforma da Previdência Municipal.
Tags: ReformadaPrevidenciaNao, retiramelo, simpaMais notícias
Não há eventos futuros