CORES GERAL DEFINE PRÓXIMOS PASSOS DA RETOMADA DA DATA-BASE 2025

CARDS SIMPA - 45 (1080 x 1350 px) (3)

Na terça-feira (16/09), o Cores Geral se reuniu na sede do Simpa e avaliou a retomada da negociação com o governo municipal, no dia 11 de setembro; e deliberou sobre as próximas ações de mobilização pela retomada da data-base 2025. O Cores considera que o governo Melo aplicou um golpe ao não cumprir o acordo com a categoria municipária, quando das negociações que resultaram na suspensão da greve. Por isso, cobra a presença do prefeito na próxima reunião de negociação.

Também considerou que a proposta apresentada pelo governo permanece insuficiente, já que não contempla a reposição integral das perdas acumuladas e ignora demandas históricas da categoria, como o pagamento das progressões do biênio 2014/2016 e a abertura do processo de 2016/2018.

Se as contas estão “em dia”, como declarou a secretária da Fazenda, a prefeitura precisa honrar sua dívida com os municipários/as. Afinal se nos quatro primeiros meses de 2025 o gasto com pessoal foi de apenas 38,83% da Receita Corrente Líquida (RCL), bem abaixo do limite da Lei de Responsabilidade Fiscal, o que falta ao governo Melo é vontade política de pagar a dívida com a categoria municipária.

A única informação apresentada pela gestão Melo foi de que o 13º salário será pago em dia, o que é uma obrigação. O Cores apontou para a necessidade de seguir cobrando melhores condições de trabalho e reposição salarial justa para toda a categoria. Também salientou que é preciso seguir denunciando a precarização dos serviços públicos e a ausência de soluções para problemas estruturais enfrentados nos locais de trabalho.

Durante a reunião, a direção do Simpa apresentou as peças da campanha “Porto Alegre não se vende, Porto Alegre se defende”, que está em andamento:
• inserções na Rádio Gaúcha;
• outdoor móvel rodando pelas ruas de Porto Alegre;
• carro de som,
• materiais para redes sociais
• panfletos, adesivos

Além de atividades de mobilização como Fórum da Região Centro e o Simpa na Rua, já realizado no Largo Glênio Peres, Partenon, Lomba do Pinheiro e Restinga.

Essas iniciativas reforçam o diálogo com a população e a pressão sobre o governo para atender às reivindicações dos municipários/as.

Próximos passos
O Cores Geral deliberou pela intensificação da mobilização. Entre as próximas atividades já definidas estão:
• Quinta-feira, 18/9, às 18h30 – Fórum da Região Centro, na sede do Simpa;
• Quinta-feira, 25/9, às 15h – Simpa na Rua no Centro e às 17h ato público e caminhada.
• Reuniões dos Cores específicos e novo Cores Geral até o final do mês de setembro.

O Simpa reforça: a luta só avança com mobilização! É hora de retomar a pressão para conquistar reposição salarial justa, valorização e condições dignas de trabalho.

PORTO ALEGRE NÃO SE VENDE, PORTO ALEGRE SE DEFENDE!
Somos municipári@os, somos Porto Alegre e vamos resistir!

#SimpaSindicato #SomosPortoAlegre #VamosResistir

Tags: #SimpaSindicato, #somosportoalegre, #VamosResistir, municipários, poa, Porto alegre, serviçopúblico, Servidores, simpa, sindicato, Somos Municipári@s somos Porto Alegre

Mais notícias

AGENDA

TV SIMPA