A reunião do Conselho de Representantes (Cores) do Simpa, realizada no dia 05/03, discutiu a conjuntura de lutas da categoria e deliberou sobre ações do Sindicato para o mês de março. O Cores também aprovou Moção de Repúdio ao governo Marchezan pelo desrespeito ao mandato sindical da colega Rita Buttes, dirigente do Simpa na gestão 2016-2019. Confira abaixo o relato dos encaminhamentos.
EDUCAÇÃO
Informe a respeito da luta pela manutenção do turno integral na Emef Neusa Brizola, da reunião da Comissão de Educação, Cultura, Juventude e Esporte da Câmara, no dia 03/03, que tratou do tema e da tramitação, no Ministério Público, do processo relativo às férias.
TERCEIRIZAÇÕES
O Simpa junto com entidades e trabalhadores está denunciando e lutando para barrar o projeto de Marchezan de precarização e terceirização. Na saúde, foram realizados diversos atos contra o fechamento de postos, restrições de atendimento à população e remanejo arbitrário de servidores. O Simpa busca, na Justiça, barrar este processo. Outros equipamentos públicos também são atingidos e houve a participação em atividades de protesto, como a defesa da Cinemateca Capitólio e do Atelier Livre e a Tribuna Popular na Câmara sobre esse tema.
>> Foi aprovado ato conjunto com entidades contra as terceirizações na Saúde, em data a ser definida.
DIA INTERNACIONAL DA MULHER
>> Foram debatidas as agendas do mês de março (08, 09, 14 e 18/03) para as quais o Simpa e a categoria estarão mobilizados, tendo sido confirmado o ato de inauguração da placa que vai nomear a sede do Simpa como Marielle Franco, no dia 14 de março, às 10h, em homenagem à vereadora carioca assassinada em 2018.
ALERTA! Reforma da Previdência Municipal
O governo Marchezan entregou ao Previmpa uma minuta de projeto de lei de Reforma da Previdência Municipal, que altera a Lei Orgânica e ainda não foi protocolado na Câmara de Vereadores. O documento será discutido novamente na próxima reunião do Conselho de Administração do Previmpa, na terça-feira, 10/03, às 9h, e toda a categoria é chamada a participar. A direção do Simpa estuda a minuta do PL e os prejuízos que a reforma pode ocasionar, tanto na retirada de diretos, como no funcionamento do Previmpa. Será produzido pelo Sindicato um material impresso explicando os perigos da reforma.
>> O Cores deliberou a convocação de Assembleia Geral dos Municipários para o dia 25/03, às 18h30 (com a possibilidade de antecipação se houver necessidade) e a mobilização da categoria contra a Reforma da Previdência Municipal.
ELEIÇÃO DOS CORES
O processo de eleição do Cores 2019/2021, aberto no ano passado, também foi discutido na reunião e ficou acordada a alteração na data das eleições e a prorrogação do prazo de inscrições de cinco secretarias, confira abaixo:
SMS
Data da eleição alterada para 30 e 31 de março. Inscrição prorrogada até 25/03.
SMED
Data da eleição alterada para 26 e 27 de março. Inscrição prorrogada até 20/03.
SMIM, SMAMS e SMSURB
Data da eleição alterada para os dias 30 e 31 de março. Inscrição prorrogada até 25/03.
O Cores também definiu que acontecerão reuniões dos seguintes núcleos para organizar o processo eleitoral em suas secretarias:
SMIM, SMAMS e SMSURB: semana de 9 a 13/03, no Simpa
SMS: dia 11/03, 19h, no Simpa
Aposentados: dia 11/03, 16h, no Simpa
SMED: dia 12/03, 18h30, no Simpa
MOÇÃO DE REPÚDIO
Leia moção de repúdio aprovada durante o Cores:
Governo Marchezan recorre de decisão judicial que garantiu lotação na SMS de ex-diretora sindical
Tags: CORES, municipários, Porto alegre, simpa, sindicato, Terceirizações
Mais notícias
Não há eventos futuros