
A nova diretoria do Sindicato dos Municipários de Porto Alegre (Simpa) garantiu a prorrogação do prazo para a compensação e o pagamento do tempo de greve até o dia 31 de maio de 2026. A medida é resultado direto da atuação firme da nova diretoria na primeira reunião com a administração municipal.
A pauta foi discutida na reunião realizada em 22 de dezembro, quando a nova diretoria se apresentou aos secretários da Secretaria Municipal de Administração e Patrimônio (SMAP) e da Secretaria Geral de Governo (SGG). Entre as reivindicações, o SIMPA cobrou a prorrogação do prazo de compensação, já que nem todas as Secretarias conseguiram garantir o período inicialmente acordado ao final da greve.
A confirmação da prorrogação chegou na tarde desta terça-feira (30/12), com o recebimento de ofício da SMAP, que formaliza o novo acordo. Conforme o documento, todas as secretarias municipais serão comunicadas para evitar descontos ou lançamento de faltas dos servidores e servidoras.
Seguindo orientação da Procuradoria-Geral do Município (PGM), a prorrogação deverá ser referendada por meio de Projeto de Lei, seguindo o mesmo formato do acordo firmado ao final da greve. O Executivo se comprometeu a encaminhar o PL à Câmara de Vereadores após o recesso legislativo, garantindo segurança jurídica ao processo.
SERVIDORES/AS EM LICENÇA
Servidores/as que permanecem em licença (Tratamento de Saúde, Nojo, Gala, etc) o pagamento da greve permanece suspenso. Por direito, quando retornar às atividades, o servidor/a terá o mesmo período em que permaneceu de licença para realizar a compensação.
A diretoria do SIMPA reafirma seu compromisso com a luta e a defesa permanente pelos direitos dos municipários e municipárias.
Em anexo o ofício:
SEI 37272573 Oficio SMAP Para O SIMPA Prorrogação Da Compensação Dos Dias De Greve
Tags: #SimpaSindicato, greve, municipários, poa, Porto alegre, serviçopúblico, Servidores, simpa, sindicatoMais notícias