Confira o vídeo e participe da campanha “Melo veja o que é prioridade nas escolas”

CAMPANHA CORES EDUCAÇÃO

O Sindicato dos Municipários de Porto Alegre (Simpa) lançou vídeo da campanha “Melo veja o que é prioridade nas escolas”, em função da crise na Secretaria Municipal de Educação (SMED). O discurso do prefeito não condiz com a prática e as propagandas do seu governo são diferentes da realidade. A maioria das escolas da rede municipal de ensino enfrenta problemas como livros inadequados, alunos sem merenda, falta de professores, monitores e funcionários, além de obras inacabadas, manutenção precária da rede elétrica e problemas com abastecimento de água, entre outros.

Ao nomear o terceiro secretário em apenas três anos de governo e anunciar um novo projeto de educação para as escolas de Porto Alegre, o prefeito Sebastião Melo bem que tentou mas não conseguiu desviar a atenção da opinião pública para o escândalo dos livros, kits pedagógicos e chromebooks, guardados de forma precária e adquiridos sem critérios e sem necessidade, totalizando mais de R$ 100 milhões em compras feitas em 2022.

Melo trata a educação como mercadoria. A nomeação de José Paulo da Rosa é mais uma demonstração da visão mercantilista do ensino, a partir de parâmetros baseados na iniciativa privada, com atuação no sistema S. O Simpa vem denunciando a situação precária das escolas da rede municipal e a forma como o governo Melo administra a cidade, transformando a Prefeitura em um balcão de negócios.

RELATÓRIO MOSTRA A REALIDADE DAS ESCOLAS
As direções do Simpa e da Atempa estiveram no Ministério Público do RS (MP/RS), na segunda-feira (10/7), acompanhando a entrega de relatório sobre a situação da rede municipal de Ensino de Porto Alegre. Os dados foram coletados na cidade entre março e junho pelas Comissões de Educação da Assembleia Legislativa e da Câmara de Vereadores.

O relatório denuncia e alerta que as escolas municipais precisam de cuidados e ações urgentes. Das 80 escolas visitadas, 51 precisam de reformas ou consertos em prédios, pátios e/ou quadras esportivas. Em 40 escolas, há urgência de obras estruturais; em 47, na rede elétrica; e 31, na rede hidráulica. Além da estrutura física precária, as escolas enfrentam problemas em relação a recursos humanos, principalmente monitores para atender a demanda de inclusão e na Educação Infantil (EMEIs). Nas Escolas de Ensino Fundamental (EMEFs), mesmo estando na metade do ano letivo, ainda faltam professores em diversas disciplinas.

CONFIRA O RELATÓRIO:
https://simpa.org.br/wp-content/uploads/2023/07/DeverDeCasa_POA.pdf

PARTICIPE DA CAMPANHA
Em conjunto com o Cores Educação, o Simpa lançou a campanha “Melo veja o que é prioridade nas escolas”. Envie mensagens, fotos, áudios e vídeos apontando os problemas da sua escola para o e-mail simpadenuncia@gmail.com ou para o WhatsApp 51 991377340.

Assista o vídeo: https://youtu.be/Wd9BhmUs68M

Tags: municipários, poa, Porto alegre, serviçopúblico, Servidores, simpa, sindicato

Mais notícias