
CHEGA DE ASSÉDIO MORAL NOS SERVIÇOS PÚBLICOS DE PORTO ALEGRE!
DENUNCIE.
CHAME O SIMPA!!
O assédio moral é uma violência cotidiana e invisível nos ambientes de trabalho. Ele decorre de formas autoritárias de gestão, de relações antidemocráticas e de condições precárias de trabalho, sendo utilizado como instrumento de controle, perseguição e silenciamento dos(as) trabalhadores(as).
Consiste na exposição repetitiva e prolongada de trabalhadores e trabalhadoras a situações humilhantes e constrangedoras durante a jornada de trabalho e no exercício de suas funções.
Manifesta-se, sobretudo, em relações hierárquicas opressoras, mas também podem ocorrer em relações horizontais, por meio de práticas desumanas, antiéticas e abusivas, que desestabilizam a vítima e comprometem sua permanência no trabalho.
O assédio moral envolve repetição sistemática, intencionalidade, direcionalidade, temporalidade e degradação deliberada das condições de trabalho.
Seus impactos são profundos: adoece física e mentalmente, afeta a vida profissional, social e familiar e integra uma política de gestão voltada ao desmonte dos serviços públicos e ao ataque aos direitos dos(as) municipários(as).
O enfrentamento ao assédio moral é uma pauta política do SIMPA e exige organização e ação coletiva.
Denuncie.
Procure o SIMPA.
Somente com mobilização coletiva é possível combater a política de assédio e a violência institucional contra os(as) trabalhadores(as).
SIMPA – simpa@simpa.org.br / 51-98227-2670 (WhatsApp)
Ouvidoria da Prefeitura – Telefones – 3289.1200 / 3211.3231
DISQUE 100 (telefone fixo) e WhatsApp (61 99611-0100)
Ministério Público do Trabalho – https://mpt.mp.br/pgt/servicos/servico-denuncie