Câmara de Vereadores aprova o fim dos cobradores da Carris

sliders extinção carris

O Simpa presta solidariedade aos cobradores e cobradoras da Carris que ficarão sem emprego por conta da aprovação do projeto de lei nº 016/2021, encaminhado pelo prefeito Sebastião Melo (MDB). A votação turbulenta aconteceu na noite de ontem (1º/9), na Câmara Municipal de Vereadores. O debate, que começou às 14h, durou quase até meia-noite e foi marcado pela forte repressão da ROMU aos representes sindicais e cobradores.

 

A categoria rodoviária lotou à Câmara para lutar contra o projeto de extinção dos servidores e destruição do serviço público na Capital. Para a direção do Simpa, este é um plano do Melo para antecipar a reforma administrativa por aqui, já que a exclusão do cargo abrirá espaço para contratos temporários e precarizados.

 

Conforme aprovado, o processo deverá ser gradual, começando por profissionais que trabalham das 22h às 4h. A extinção total deve acontecer até 1º de janeiro de 2026. Ao todo, são 2,6 mil cobradores de ônibus que serão atingidos pela extinção do cargo.

 

A votação da matéria só foi possível por um requerimento da vereadora e vice-líder do governo Comandante Nádia (DEM), que, assim como na votação do PELO 02/20 da reforma da previdência da categoria municipária, deu o requerimento de aval ao ataque. Foram 21 vereadores que aprovaram o fim dos cobradores contra 12 votos. É necessário seguir firma na luta, contra o desmonte total do serviço público e em defesa das servidoras e servidores!

 

VIOLÊNCIA DA ROMU

 

O Simpa manifesta repúdio à violência utilizada pela ROMU para cima dos rodoviários. Os trabalhadores tentaram manifestar-se no plenário mas foram impedidos de forma truculenta pela Guarda Municipal, com empurrões e spray de pimenta. Não passarão!

 

Mais notícias

TV SIMPA