Hoje (30/8), a greve dos municipários completa 31 dias com uma agenda de protesto que incluiu uma manifestação pacífica em frente ao prédio onde mora o prefeito, Nelson Marchezan Jr. (PSDB), no bairro Petrópolis. A manifestação começou às 7h30 e foi encerrada com uma caminhada até o prédio da Secretaria Municipal de Obras e Viação (Smov). Como ocorre em todas as agendas de luta organizadas pelo Sindicato dos Municipários de Porto Alegre (Simpa), as atividades dessa quinta-feira foram acompanhadas pela Brigada Militar e pela EPTC, sem o registro de nenhuma irregularidade.
Negociação
Os municipários estão há dois anos sem o reajuste pela inflação e lutam, nas ruas e na Justiça, para que o prefeito inicie a negociação da data-base 2018. Também denunciam o descaso e o abandono da cidade, com o sucateamentos de serviços importantes que estão na mira do projeto de privatização de Marchezan.
Smov sucateada
Em frente ao prédio da Smov, chamaram atenção da população para a precarização dos equipamentos da secretaria, que poderiam ser utilizados na manutenção das vias públicas e resolver a “epidemia” de buracos que atrapalha o trânsito na capital e está transformando o nome da cidade em motivo de chacota: “Porto dos Buracos”. Enquanto o prefeito terceiriza a manutenção das vias, repassando recursos públicos para empresas privadas, deixa de usar os equipamentos já existentes, como a Usina de Asfalto da Smov.
Mais notícias