Após diversas tentativas frustradas de reunir com a secretária municipal de Educação, a diretoria do Sindicato dos Municipários de Porto Alegre (Simpa) e da Associação dos Trabalhadores/as em Educação do Município de Porto Alegre (Atempa) foram recebidas pelo Chefe de Gabinete do prefeito Sebastião Melo, em um autoagendamento realizado no início da tarde desta quarta-feira (12/4), no Centro Administrativo Municipal.
Durante a reunião com o Chefe de Gabinete André Coronel, os representantes das diretorias do Simpa e da Atempa reiteraram as diversas tentativas de serem recebidos pela secretária Sônia Maria Oliveira da Rosa. Porém, os encontros, apesar de previamente agendados, foram desmarcados, aumentando a quantidade de temas a serem colocados em discussão. Coronel garantiu que o Simpa e a Atempa serão recebidos pela secretária de Educação, em no máximo dez dias, na presença de uma representação do prefeito Sebastião Melo.
FALTA DE PROFESSORES E AUSÊNCIA DE DIÁLOGO
O Simpa e a Atempa têm realizado visitas sistemáticas às escolas da Rede Municipal de Ensino, ampliando o diálogo sobre temas de interesse da categoria. No total, 82 das 99 escolas foram visitadas e o cenário é praticamente o mesmo em todas elas. O roteiro pelas unidades de ensino torna ainda mais visível as falhas do ponto de vista pedagógico, como utilização de matérias didáticos inadequados, número insuficiente de professores e monitores, dificultando a inclusão escolar de alunos com deficiência, e ausência de diálogo com desrespeito à Gestão Democrática prevista na Lei que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional (LDB).
ESTRUTURAS PRECÁRIAS
As estruturas das escolas estão cada vez mais precárias, com problemas que vão desde os serviços terceirizados de limpeza, de desratização e desinsetização, passando pela falta de capinas até a demora na execução de pequenas obras de manutenção. O prédio da Smed, localizado na Rua dos Andradas, também foi citado, em função dos riscos aos servidores e à própria população da cidade, em função da precariedade das instalações elétricas.
REUNIÃO COM PREFEITO
Outra reivindicação da Simpa e da Atempa é que seja marcada uma reunião com o prefeito Sebastião Melo para tratar de dois temas: a situação da violência nas escolas e do Piso Salarial Nacional do Magistério (PSNM). A iniciativa de implementar o botão do pânico nas escolas deve ser amplamente discutida pela comunidade escolar. Em relação ao piso, enquanto diversos municípios do estado e do país já se comprometeram com a iniciativa do governo federal, a Prefeitura de Porto Alegre ainda não se manifestou. Atualmente, o salário (padrão M1A) dos professores da Rede Municipal de Ensino está 27,1% abaixo do piso nacional.
Participaram da reunião de autoagendamento com o represente da Prefeitura, a diretora da Atempa Roselia Siviero e os diretores do Simpa Cindi Sandri, César Rolim e Cuca Congo, que também é diretora-geral da Atempa.
Confira o ofício entregue:
Tags: municipários, poa, Porto alegre, serviçopúblico, Servidores, simpa, sindicatoMais notícias
Não há eventos futuros