ASSEMBLEIA DA FASC RETRATA CAOS COMPLETO NA ASSISTÊNCIA SOCIAL

thumb-padrao

Os trabalhadores da FASC realizaram assembleia na tarde dessa terça-feira (21), na sede do Simpa. A atividade, que organiza a data-base de 2017, expôs a situação de caos que os trabalhadores da Assistência Social enfrentam em Porto Alegre, com a precarização dos serviços de atendimento e acompanhamento à população mais vulnerável da cidade. Os CRAS, CREAS, CDIs, Centros POP e Abrigos de crianças e adolescentes, famílias e adultos em situação de rua encontram-se sucateados, sem telefone e internet, sem entrevistadores sociais do Cadastro Único para o Programa Bolsa Família, sem vigilantes, porteiros, trabalhadores do serviço de limpeza, oficineiros e, até, sem alimentação para os usuários nos serviços de convivência, abrigos, albergues e outros.
Grande parte dos profissionais que atendem a população, principalmente em situação de rua, não recebe insalubridade e preparam-se para mais essa luta.
CONCURSADOS
Os aprovados no último concurso da FASC lutam para serem chamados conforme a legislação e formam um grupo mobilizado pelos seus direitos.
TERCEIRIZADOS
Os trabalhadores terceirizados há bastante tempo recebem os seus salários com atraso, muitos ainda não receberam 13º salário, e, mesmo de forma ilegal, a FASC e a Prefeitura querem estender convênios com empresas que não respeitam os direitos trabalhistas.
A ampliação da terceirização, com trabalhadores precarizados, através do Programa Criança Feliz, do governo federal, é outra preocupação na FASC, pois não obedece as diretrizes do Plano Nacional de Assistência Social, que preconiza a profissionalização dos serviços.
Na assembleia, os trabalhadores da FASC, manifestaram a luta para evitar que os serviços sejam mais rebaixados do que já foram, sofrendo com intervenção policial, exoneração de agentes políticos envolvidos em práticas de corrupção e sindicâncias. “Exigimos ser ouvidos! Sempre lutamos pelo PNAS, nosso trabalho é de gestão, mas também, e acima de tudo, é técnico. Defendemos o SUAS e lutamos por ele!” foram as afirmações referendadas pela plenária.

Fotos: Silvia Fernandes

Fasc (4) Fasc (2)

Acompanhe com mais agilidade as informações do SIMPA, através da nossa página no Facebook. Para curtir, clique no ícone: 

botaoFacebook

  

Mais notícias