Após incêndio, estrutura do Pacs será pauta de Audiência Pública da Câmara

034 - Simpa e Cosmam no Pacs 13mar - SF (7)

Após o princípio de incêndio ocorrido na madrugada dessa sexta-feira (13/3), no Pronto Atendimento Cruzeiro do Sul (PACS), o diretor geral do Simpa, João Ezequiel, juntamente com o vereador Aldacir Oliboni e a vereadora Cláudia Araújo estiveram na unidade de saúde para conversar com a coordenação buscando informações sobre os encaminhamentos e providências de segurança adotadas no Pacs.

Foi apontado que não havia a presença da coordenação durante todo o período de combate ao incêndio, evacuação da área atingida e transferência dos pacientes. “Cobramos que haja plantão administrativo e da coordenação do Pacs nos turnos da noite e nos finais de semana”, informou João Ezequiel. “Os trabalhadores também precisam de capacitação para que possam seguir um protocolo de procedimentos nesse tipo de incidente.”
Os vereadores se comprometeram de encaminhar a realização de uma Audiência Pública da Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Câmara (Cosmam) sobre a situação do Pronto Atendimento.

 

 

 

VEJA NOTA DO SIMPA

Nota do Simpa sobre incêndio no PACS

O Simpa acompanhou, na madrugada desta sexta-feira, 13/03, o trabalho dos servidores do Pronto Atendimento Cruzeiro do Sul, que sofreu um princípio de incêndio iniciado, ao que tudo indica, em um equipamento de ar condicionado. Foi imprescindível a ação dos servidores que não mediram esforços para combater o incêndio e retirar os pacientes para o pátio, evitando que algo pior pudesse acontecer. Quando os bombeiros chegaram, o fogo já estava controlado. Naquele momento, em torno de 65 pacientes estavam em atendimento. Não houve feridos.

 

O Sindicato ressalta que o trabalho desempenhado por esses bravos guerreiros e guerreiras da saúde foi feito sem que houvesse qualquer apoio ou orientação por parte da gestão do PACS, nem da Secretaria Municipal de Saúde. Também não havia protocolo prévio de procedimentos a serem seguidos; portas e janelas tiveram que ser arrombadas e não havia alarme de incêndio.

 

O episódio, que felizmente terminou sem que houvesse prejuízo à vida dos pacientes e dos servidores, demonstra, mais uma vez, como a saúde pública é tratada pela gestão Marchezan. Se não fosse o trabalho dos plantonistas, o resultado poderia ter sido uma tragédia. O Simpa parabeniza e agradece o esforço e dedicação de cada servidora e servidor envolvido. E reafirma a necessidade de haver, por parte do poder público municipal, compromisso com a vida das pessoas – pacientes e trabalhadores – e com o serviço público.

 

O SUS é uma conquista que deve ser valorizada e fortalecida todos os dias com ações que atendam às necessidades de atendimento da população, com qualidade e segurança.

 

O Sindicato está acompanhando o caso e está cobrando providências para que situações como esta não se repitam.

Tags: COSMAM, Incêncio, municipários, PACS, Porto alegre, Pronto Atendimento, Saúde, simpa, sindicato

Mais notícias