Abraço e mobilização da comunidade reforçam luta em defesa da EMEB Dr. Liberato

Nesta quarta-feira, 22 de maio, a partir das 13h30, comunidade escolar e moradores do Sarandi farão um abraço simbólico à EMEB Dr. Liberato Salzano Vieira da Cunha em defesa da manutenção das matrículas no ensino médio e técnico da escola.

 

O abraço é mais um passo dado pelos professores, alunos e moradores no sentido de manter as aulas na escola. Na última sexta-feira, 17, uma reunião, realizada no CTG Valentes da Tradição, atraiu dezenas de pessoas, inclusive vereadores da base de Marchezan e da oposição, em apoio à escola, que já tem 65 anos e formou gerações de porto-alegrenses da região. O Simpa e a Atempa estão nesta luta, estiveram presentes na reunião e participarão do abraço.

 

O movimento em apoio à Liberato teve início no começo do ano, depois que a gestão Marchezan anunciou que a escola deveria deixar de realizar matrículas no ensino médio e técnico usando como argumento o fato de que a obrigação do município é oferecer somente educação fundamental. Com a medida, jovens estudantes da zona norte ficariam sem opção de cursos, dificultando o acesso à educação pública, situação que muitas vezes leva ao abandono da formação devido às limitações financeiras e de deslocamento comum à boa parte dos alunos de escolas públicas.

 

Um primeiro resultado da luta da comunidade foi anunciado durante a reunião do dia 17: a prefeitura anunciou que manteria as matrículas para o próximo semestre. No entanto, não está garantida a continuidade dos cursos para os próximos anos.  Por isso, o movimento continua atuando no sentido de mobilizar cada vez mais a comunidade, a sociedade civil, o Legislativo e órgãos de controle. Nos próximos dias, novas ações deverão ser viabilizadas em defesa do Liberato.

 

Mais notícias

Aviso sobre horário de expediente no carnaval

Informamos que, em razão do período de Carnaval, não haverá…

NOTA DE PESAR

O Sindicato dos Municipários de Porto Alegre (SIMPA) manifesta seu…

SIMPA ENCONTRA PASCOAL E COBRA POR REUNIÃO QUE FOI PEDIDA AINDA EM DEZEMBRO

Os diretores do Sindicato dos Municipários de Porto Alegre (Simpa),…

TV SIMPA