Clique para exibir o slide.
Milhares de vozes, em uníssono, ecoaram, pelas ruas do centro de Porto Alegre, o grito de “Fora Bolsonaro” neste sábado (3). O gigantesco ato saiu do Largo Glênio Peres no meio da tarde e terminou no Largo Zumbi dos Palmares no início da noite. Estima-se que mais de 70 mil pessoas tenham participado da manifestação.
Da geração de 1968 aos jovens do movimento estudantil; dos trabalhadores da cidade aos do campo; dos movimentos LGBTQIAP+ aos coletivos da luta antirracista, o protesto foi marcado pela diversidade e pela indignação com o governo fascista de Bolsonaro, cuja omissão e irresponsabilidade levaram o Brasil à vergonhosa segunda pior posição em número absolutos de mortos pela Covid-19, com mais de 522 mil vidas perdidas. O protesto, antecipado para este sábado, também destacou as últimas denúncias de corrupção envolvendo a compra de vacinas que reforçam a urgência do impeachment e da responsabilização de Bolsonaro.
O Simpa e os municipários também estiveram presentes no protesto. O sindicato levou um “outdoor ambulante” que, sobre um caminhão, denunciava a destruição do país por Bolsonaro, de um lado, e do outro a política do prefeito Sebastião Melo que retira direitos dos servidores e sucateia os serviços públicos.
O prefeito, alinhado com Bolsonaro, tem sido negligente com a pandemia e tem defendido políticas neoliberalizantes que prejudicam os trabalhadores e a população. Dentre elas a reforma da previdência, contra a qual a categoria municipária tem lutado para não ser aprovada na Câmara Municipal.
Na luta contra a extrema-direita e o bolsonarismo, o Simpa, junto com a categoria, tem se posicionado em defesa da vida, pela celeridade na vacinação de toda a população, por auxílio emergencial de 600 reais, contra a política autoritária e genocida de Bolsonaro e pelo impeachment do presidente. No âmbito municipal, o Simpa segue na luta em defesa do serviço público, contra as terceirizações e privatizações e pelos direitos dos servidores e servidoras.
Mobilização contra a reforma da previdência
Na próxima segunda-feira (5), os servidores e servidoras têm mais um encontro marcado, desta vez, contra a reforma da previdência. O Simpa está convocando a categoria para um ato a partir das 9h no Paço Municipal e vigília na Câmara Municipal a partir das 12h. Neste dia, o PELO 02/20, da reforma da previdência, estará na pauta de votações. O sindicato reafirma a importância de os servidores e servidoras participarem destas agendas, pressionando os vereadores contra mais este ataque à categoria.
(Fotos: Priscila Lobregatte)
Tags: ForaBolsonaroMais notícias
Não há eventos futuros